As culturas de muitos países se misturam e criam belas combinações que podem ser notadas nos costumes e até nos nomes das pessoas. Já parou para pensar na origem de alguns deles? Hoje, você irá conhecer alguns belos nomes italianos para meninas que são os queridinhos no Brasil. Se inspire por aqui!
Leia mais: Eram apelidos, mas viraram nomes: 14 opções que bombam nos cartórios
Quando chega o momento de escolher os nomes dos filhos, muitos pais ficam completamente perdidos sem saber por onde começar. Alguns buscam as opções da moda, outros procuram pelos significados e ainda vemos aqueles pais que preferem selecionar as opções com base em outros critérios mais pessoais.
Nomes italianos para meninas
O Brasil é o país com o maior número de descendentes da comunidade italiana. Não sem motivos, muitos dis nomes deles se tornaram comuns por aqui. Eles são notados principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Se a sua família tem um pé na Itália ou você simplesmente é apaixonado pela cultura do país, pode usar isso como critério na hora da escolha. Para te ajudar com a inspiração, veja algumas opções que são ótimas para meninas.
- Alessandra: variação de Alexandra, que significa “defensora dos homens” em grego.
- Antonella: diminutivo de Antônia, que pode ter diversas origens, como a “que se alimenta de flores” em grego, “inestimável” em etrusco ou “o que está na vanguarda” em latim.
- Beatrice: forma inglesa e italiana de Beatriz, com origens possíveis no latim beatus, “beata” ou beare, que é “aquela que traz felicidade”.
- Bianca: significa “branca” em italiano e é bastante popular no Brasil, principalmente no Sul.
- Chiara: forma italiana de Clara, que significa “ilustre” ou “brilhante” em latim.
- Donatella: diminutivo de donata, que significa “dada por Deus” ou “dádiva” em italiano.
- Francesca: o mesmo que Francisca, mas em italiano, com origem no latim Franciscus, interpretado como “mulher livre” ou “francesa”.
- Giovanna: forma italiana de Joana, feminino de João, que significa “Deus é misericordioso”, “Deus é benevolente” ou “agraciado por Deus” em hebraico.
- Giulia: é Júlia em italiano, com origem no latim Julius, família da Roma Antiga que dizia ser descendente de Júpiter.
- Isabela: variação de Isabel, que significa “casta” ou “filha de Baal” em hebraico.
- Mariela: forma carinhosa de chamar uma Maria em italiano, mas vem do hebraico Miryam e conta com várias possíveis origens, como “amada”, “perfeita” ou “rebelde”.
- Mia: nome curto que tem duas possíveis origens. Uma do latim, que significa “minha”, mas há outra italiana que é uma forma gentil de dizer “Maria”.