A cada dia, o WhatsApp se torna uma ferramenta mais completa e versátil. Para atender as demandas dos usuários, o aplicativo de mensagens anunciou duas mudanças relevantes e que tendem a fortalecer as comunidades. Uma delas tem como foco facilitar o gerenciamento de grupos, enquanto a outra vai ser responsável por gerar mais contextualização aos usuários.
Leia mais: Pega infiel! Truque do WhatsApp e TikTok ajuda a descobrir uma traição
Isso porque, os administradores de grupos terão mais controle sobre a privacidade, definindo, portanto, quem pode entrar ou não naquela comunidade.
Como vai funcionar
O principal objetivo da funcionalidade é trazer novas possibilidades de monitoramento das conversas para seus administradores, acompanhando, inclusive, a entrada de novos membros nos grupos.
Desta forma, ao definir a entrada com limitada, o responsável por aquele espaço virtual passa a filtrar quem terá acesso ao grupo. A ação é próxima, por exemplo, do que ocorre hoje na “sala de espera” do Google Meet e do Zoom.
Todo esse procedimento precisará ser feito sempre quando alguém ingressar a um grupo por link de convite ou quando há a participação aberta para a comunidade.
Na prática, para entrar a um grupo será necessário enviar uma solicitação e aguardar alguém autorizar o procedimento. A tarefa simples pode evitar dores de cabeça como reingresso ao grupo de algum usuário com histórico complicado ou que gere confusões durante as discussões pertinentes àquela comunidade.
Vale lembrar que o recurso já estava em fase de testes e, agora, será liberado a todos. Contudo, para fazer uso do benefício, os administradores de grupos devem ativar a opção de barrar usuários nas opções do grupo. Caso contrário, o modelo segue desligado.
Grupos em comum
A outra novidade do WhatsApp é justamente a possibilidade de ver quais são os grupos em comum com as pessoas. Essa verificação é simples: basta clicar no nome da pessoa para abrir o cartão de contato. Lá estará, em síntese, a informação dos grupos compartilhados.
Outra opção é pesquisar o nome da pessoa na lupa do WhatsApp. Assim, o resultado trará todos os locais virtuais ocupados por ambos. Na prática, em síntese, o recurso é ótimo na hora de lembrar o nome de um grupo onde o contato participa ou mesmo localizar uma pessoa específica.
Por fim, os recursos passam por implementação nas próximas semanas, seja para usuários de sistema operacional Android, iOS ou mesmo na versão Web. Para aproveitar as novidades, é preciso atualizar o WhatsApp para a versão mais recente do aplicativo.