O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja para as regiões Norte e Nordeste do país, devido ao risco causado pelas possíveis chuvas intensas que irão acontecer nessas áreas. De acordo com o instituto, a situação é identificada como perigosa, visto que as tempestades podem possuir acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia.
Leia mais: El Niño volta após 3 anos: como ficam as chuvas no Brasil?
De acordo com o órgão, há o “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. Além do norte e do nordeste, o alerta também inclui algumas cidades situadas no norte de Goiás e no Mato Grosso, pertencentes ao Centro-Oeste brasileiro.
Inundações na região norte
Em um comunicado divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre os riscos geo-hidrológicos, ficou classificado como alta a possibilidade de movimentos de massa sobre a Região Metropolitana da capital do Amazonas. Assim, a movimentação estaria diretamente ligada às chuvas no estado.
O órgão, que é diretamente ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), também alertou para a possibilidade de inundação na mesorregião Vale do Acre, com atenção especial para as áreas de Rio Branco, Brasileia e Assis.
Chuvas no Acre
No último fim de semana, o Acre foi fortemente atingido por tempestades intensas, tendo atingido mais de 70% do volume previsto para todo o mês de março. Com isso, o Aeroporto Internacional de Rio Branco cancelou todos os voos devido a rodovia BR-364 estar interditada. Vale ressaltar que essa é a rodovia federal que liga o Acre aos demais estados no país.
De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil, mais de 22 mil pessoas em 30 bairros e 15 comunidades rurais foram atingidas pelas chuvas. Atualmente, o estado está na situação de alerta amarela, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em nota, o governo estadual do Acre afirmou que está se mobilizando com a Prefeitura de Rio Branco. Assim, o intuito é oferecer a assistência necessária para os moradores atingidos pelo alagamento do Rio Branco.
Por fim, as aulas foram suspensas e as escolas estão sendo utilizadas como abrigos para as famílias atingidas pelas enchentes.