Muitas pessoas utilizam papel alumínio para forrar o fogão, a fim de evitar o acúmulo de gordura e facilitar a limpeza. Entretanto, há controvérsias em relação a essa prática, pois o papel alumínio pode ser perigoso se usado no fogão.
Leia mais: Truque do Wi-Fi: redirecione a internet para onde quiser com papel alumínio
O papel alumínio pode ser perigoso?
O papel alumínio é uma folha extremamente fina e laminada de alumínio. Devido à sua laminação, o material pode ser afiado e até causar pequenos cortes se manuseado incorretamente. Além disso, é um excelente condutor de calor e muitas vezes é utilizado para pratos assados, como a famosa carne assada.
Embora a principal função de forrar o fogão com papel alumínio seja diminuir o trabalho na hora da limpeza e evitar manchas causadas pelo acúmulo de gordura, esse material não é a melhor alternativa.
Como conduz bem altas temperaturas, é recomendado que não seja utilizado no fogão, pois aumenta o risco de queimaduras nos cozinheiros e, em alguns casos, pode deixar manchas que não são possíveis de remover no inox.
Tem como substituir o papel alumínio?
Felizmente, existem produtos específicos para esse tipo de uso, como os chamados protetores de fogão, que possuem um acabamento mais adequado e são reutilizáveis. Embora tenham um custo um pouco mais elevado do que o papel alumínio em rolo, são 100% recicláveis e diminuem a poluição ambiental. Esses protetores podem ser encontrados em mercados e mercearias, com uma vasta opção de marcas e tipos.
Em última análise, a melhor opção é limpar o fogão após o uso, o que é mais barato e sustentável. Uma dica é utilizar uma combinação simples de vinagre de álcool com água para facilitar a limpeza do seu eletrodoméstico.