Brasil é odiado? Por que artistas gringos cancelam tantos shows por aqui?

Para a tristeza dos fãs e organizadores dos festivais, muitas desmarcações de atrações prejudicam os planos de muita gente. Entenda os principais motivos.



As desmarcações de shows em grandes festivais, como o Lollapalooza e o Rock in Rio, podem comprometer todos os planos dos fãs, que se programam para a viagem na intenção de conferir de perto as apresentações tão esperadas. Boa parte das desmarcações são de atrações internacionais. Mas, afinal, por qual razão isso acontece? Entenda.

Leia mais: After Lollapalooza: Burger King lança rodízio de sanduíches a partir de R$ 49,90

A situação entristece muitos fãs. Mais do que o sonho de ver os artistas numa grande apresentação, eles também perdem dinheiro com viagens e hospedagens, por exemplo. As desmarcações também afetam os organizadores dos grandes festivais, que precisam buscar novas atrações e resolver a situação daqueles que compraram os ingressos.

Desmarcações de atrações

O cancelamento de artistas em festivais de música é comum, para a tristeza do público e também dos organizadores. São várias as razões que levam às desmarcações de atrações.

Primeiramente porque tais contratos são quase sempre fechados com muita antecedência. Até a data do show, situações como doenças, problemas pessoais ou circunstâncias imprevistas podem atrapalhar os planos de muitos artistas.

Os cachês dos artistas internacionais são negociados em dólar. São dois tipos, sendo o “cachê colocado”, em que o artista recebe um valor único e fica responsável por todos os custos da turnê, ou ainda o “cachê artístico”, em que o festival paga por todos os custos extras e o artista recebe apenas pela apresentação.

Normalmente, quando o artista internacional cancela o show, o que acontece é que na maioria das vezes ele devolve apenas o cachê que já tenha sido pago.

Os artistas pagam multa?

Quase sempre eles não precisam pagar multa, por algumas possibilidades previstas em contrato. Por exemplo, ao considerar as desmarcações das atrações por “motivos de força maior”.

A situação acontece com mais frequência do que os fãs e organizadores gostariam. É uma situação que afeta não só os festivais do Brasil como em todo o mundo.

O exemplo mais recente é do Blink-182, que cancelou a participação no Lollapalooza de 2023 por conta de uma fratura no dedo do baterista.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário