Um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (EUA) mostrou que os mirtilos possuem um sinal grave de alerta. Embora tenham sido considerados como frutos super saudáveis ao longo dos anos, a quantidade de pesticidas presentes nas unidades analisadas acendeu uma luz de atenção importante.
Veja também: Não SUBESTIME as frutas: elas emagrecem e te dão massa muscular
Mirtilos podem não ser tão saudáveis quanto se esperava; entenda o porquê
Os mirtilos sempre foram apreciados por apresentarem baixa caloria, alto teor nutricional, ótimo sabor e propriedades anti-inflamatórias. No entanto, pesquisas recentes mostraram que existem danos à saúde que podem ser causados pela grande concentração de agrotóxicos.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, os pesticidas podem apresentar riscos à saúde quando são usados em grandes quantidades. Esses produtos são empregados na lavoura para afastar pragas e garantir menos perdas para as empresas que produzem e processam os alimentos.
Alerta para os pesticidas
Os pesticidas, como os que foram encontrados no mirtilo, podem afetar o sistema nervoso, causar irritação na pele, nos olhos e até atuar no sistema endócrino. Há estudos que apontam o potencial cancerígeno de determinadas substâncias que compõem os venenos.
Por hora, não é possível dizer que os mirtilos devem ser evitados, mas é necessário analisar a situação com mais profundidade. As autoridades em controle de saúde dizem que o ideal é estabelecer regulamentações a fim de diminuir ou mesmo limitar o uso de agrotóxicos nos alimentos.
A baixa quantidade de defensivos agrícolas pode ser tolerada pelo corpo humano. Assim, frutas e legumes, como os mirtilos, poderão ser apreciados com foco apenas em seu amplo potencial de benefícios ao organismo humano.
Benefícios dos mirtilos
Os mirtilos já foram considerados como as frutas do século 21. Ele possui propriedades capazes de prevenir infecções urinárias, melhorar a circulação do sangue e de atuar na contenção e prevenção do diabetes e da hipertensão.
Alguns estudos realizados na Universidade de Illinois, nos EUA, evidenciaram que os mirtilos ajudam a fortalecer as defesas do corpo. A quantidade de antioxidantes na fruta é um dos grandes diferenciais que ela possui.
Embora não seja um produto nativo ou mesmo tão popular no Brasil, a cada dia fica mais fácil encontrar mirtilos espalhados pelo país.