Muitas pessoas podem agir de má fé só para tentar lucrar um pouco mais de dinheiro. Isso acontece até em postos de combustíveis. Separamos alguns dos truques “cruéis” mais utilizados e que devem ser denunciados às autoridades competentes.
Veja também: Queridinhos de público: 5 carros mais procurados pelos brasileiros em 2023
1 – Bomba adulterada
Infelizmente, existe um truque que não pode ser conferido pelo motorista do veículo. Alguns postos adulteram a bomba de combustível para que ela marque mais do que a quantidade de gasolina, etanol ou diesel abastecida. Existem postos que têm até um controle remoto que apaga os dados e dificulta a fiscalização.
2 – Combustível adulterado
Existem várias misturas químicas que podem ser feitas para adulterar um combustível. Isso faz um mal enorme para os carros, mas é possível solicitar um teste e os postos são obrigados por lei a fazer a testagem na frente do motorista.
3 – Enganações na troca de óleo em postos
Alguns postos de combustíveis treinam os frentistas para agirem com má fé. Eles podem manter uma gotinha entre os dedos e dizer que o ingrediente está sem viscosidade. Além disso, tem gente que fala que o óleo preto é sinal de alerta, mas isso é bem comum depois de alguns quilômetros rodados. Há ainda casos em que a pessoa não afunda a vareta totalmente no medidor e diz que o nível está baixo.
4 – Completar com água
Antigamente era comum completar o nível do líquido de arrefecimento com água, mas isso não existe mais. Existe um material específico que deve ser utilizado.
5 – Completar o líquido do freio nos postos
Se o frentista disser que o nível do fluido de freio está baixo, nem perca tempo completando-o. Isso não existe e você jamais deve fazer isso nos postos Se o fluido diminuir, vá ao mecânico, pois é sinal de alguma falha grave.
6 – Óleo de mamona
Se você vai lavar o carro e o funcionário diz que vai usar óleo de mamona para deixar tudo limpinho, é melhor mudar de ideia. O óleo pode atacar retentores e borrachas que estão na parte inferior do automóvel.