scorecardresearch ghost pixel



Tchau, gasolina! Abastecer com etanol já vale mais a pena em 7 estados

Estudo quinzenal realizado por empresa de logística e gestão de frotas revela que o abastecimento com etanol é mais benéfico em sete estados.



Nos últimos anos, o preço dos combustíveis tem gerado grande preocupação para os motoristas brasileiros. A instabilidade do mercado de petróleo e os altos impostos têm impactado os valores das bombas. Os condutores tem até optado por abastecer com etanol, em vez da gasolina, já que essa é uma alternativa mais vantajosa.

Leia mais: Onde está a gasolina mais barata do Brasil em março de 2023?

Gasolina está em desvantagem

Segundo o levantamento que é feito a cada 15 dias pela empresa de logística e gestão de frotas Ticket Log e divulgado pela UOL Carros, o abastecimento com etanol já é mais benéfico em sete estados do país.

Veja quais são ao longo do texto.

A lista inclui: Amazonas; Mato Grosso; Acre; Goiás; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais e São Paulo. Segundo informações do diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina, o preço encontrado pelos consumidores nos postos de gasolina era de R$ 5,88. Isso, é claro, durante as primeiras duas semanas do mês de março. O valor mostra um aumento de 8,89%, ao comparar com o mês anterior.

Já o preço do etanol era de R$ 4,60 e também apresentou uma alta em um percentual de 3,76%. Todos esses números refletiram o anúncio do Governo Federal no final do mês de fevereiro, onde foi informado o fim da isenção de impostos dos combustíveis.

Cálculo é feito levando em conta o IPTL

Para chegar a estes valores, o levantamento realiza cálculos baseados no Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

Essa tabela considera o preço médio do litro de combustível e o consumo médio, mantendo um valor fixo de 8,5 km/l para o etanol e 11,5 km/l para a gasolina. Assim, é possível determinar os estados onde o uso do etanol é mais benéfico em termos de custo por quilômetro rodado.

Vale ressaltar que os valores pode passar por variações, a depender do tipo de veículo.

Levando em conta que o combustível de origem vegetal aumenta o consumo em cerca de 30%, podendo variar para menos ou para mais, é importante avaliar se utilizar etanol é vantajoso somente quando a diferença percentual no preço é maior do que a diminuição na autonomia.

Já em estados como Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espirito Santo; Maranhão; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Roraima; Santa Catarina; Sergipe e Tocantins, abastecer com gasolina vale bem mais a pena.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário