Com a novidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os segurados que se aposentaram e trabalharam antes de 1994 devem ficar atentos à Revisão da Vida Toda. Por meio dela, é possível que esses aposentados aumentem consideravelmente o valor de seu benefício e de outras assistências pagas pelo órgão.
Leia mais: INSS libera aposentadorias e pensões de até R$ 7,5 mil; confira quem recebe
Dessa forma, a revisão permite que o segurado inclua nos cálculos de seu benefício todas as contribuições realizadas antes de 1994. O ano em questão se dá por ser a data em que o Brasil implantou o Plano Real, ignorando as contribuições feitas antes desse período para calcular os valores das novas aposentadorias.
Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, recentemente, que todas as contribuições feitas durante o período trabalhista do brasileiro devem ser válidas na revisão da vida toda. Com isso, a nova possibilidade pode beneficiar os aposentados que recebiam salários maiores antes de 1994. Porém, o alerta é de que essa revisão pode não ser benéfica para todos.
Revisão pode diminuir o valor do benefício
Mesmo sendo extremamente vantajosa para alguns aposentados, a Revisão da Vida Toda pode ser prejudicial para outros. Isso porque caso o contribuinte recebesse salários menores antes de 1994, ele consequentemente terá contribuído menos com o INSS. Assim, ao refazer o cálculo geral, o valor de sua aposentadoria será reduzido.
Desse modo, é importante que os segurados fiquem atentos antes de entrar com a solicitação de revisão, sendo recomendado entrar em contato com um advogado experiente no assunto antes de pedir por alterações em seu benefício.
Quem pode solicitar?
A Revisão da Vida Toda está disponível para todos os aposentados no INSS, independentemente da categoria de seu benefício. Assim, todos aqueles que recebem aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria especial, dentre outras, estão permitidos a solicitar a revisão.
Contudo, há uma regra que estabelece que a revisão só pode ser solicitada pelos segurados que receberam a primeira parcela de seu benefício há dez anos.
Sendo assim, para solicitar a revisão, é preciso que o segurado acesse o aplicativo Meu INSS e selecione a opção “Revisão da Vida Toda”. Porém, é preciso ter consciência que a revisão está sujeita à aprovação do INSS.