ESTE é o ponto preocupante sobre carregar o celular em locais públicos

FBI emitiu alerta sobre o uso de pontos de carregamentos para celulares em locais públicos. Segundo a polícia, eles estão sujeitos à invasão de hackers.



Você costuma recarregar a bateria do celular em pontos públicos que oferecem essa possibilidade? Não é novidade que os dispositivos portáteis revolucionaram como as pessoas se comunicam. Ao longo dos anos, eles se tornaram tão importantes que passaram a ser praticamente uma extensão do corpo humano.

Leia mais: A espera chegou ao fim! WhatsApp lança recurso para impedir clonagem de conta

Para quem sempre vive conectado, poucas situações são tão terríveis como se deparar com a mensagem de “bateria fraca” na tela do aparelho. Em momentos nos quais o usuário não está com o seu carregador em mãos, usar os pontos de carregamento públicos pode ser uma boa alternativa. Talvez até a única.

É importante ter cuidado. Segundo informações da Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI), as estações públicas de carregamento de energia USB estão sujeitas a invasões de hackers. Entenda melhor ao longo do texto.

Celular em risco

O fato de os aparelhos celulares serem amplamente usados impactou no desenvolvimento de soluções para deixar o dia a dia ainda mais prático. Este é o caso dos pontos de carregamento de bateria. Diversas empresas ofertam, em lugares públicos, a possibilidade de recarregar o telefone, salvando muitas pessoas que ficam sem carga, sobretudo nos momentos mais importantes do dia.

Boa parte desses pontos estão localizados em shoppings, rodoviárias e aeroportos. Embora as estações de carregamento proporcionarem praticidade, é importante que os usuários tenham cuidado, pois os golpistas utilizam do mecanismo para invadir os dispositivos móveis, instalando então softwares maliciosos que ajudarão os criminosos no futuro a aplicar golpes ao acessar informações delicadas e roubar dados.

Essa prática recebeu um nome. Ela é chamada de juice jacking e se tornou popular nos países da América do Norte. Várias vítimas relatam que os smartphones foram invadidos porque usaram as estações públicas.

Como proteger meus dados?

Diante do cenário, o FBI emitiu um alerta contendo várias ações para que as informações continuem protegidas. A principal delas é evitar o uso de cabos fornecidos por esse pontos e preferir usar o próprio carregador do aparelho para plugar na tomada. Dessa forma, o ataque é evitado e o processo de recarregamento será seguro.

Todo o sistema operacional do celular deve estar sempre atualizado. Se possível, deve conter um antivírus.

E mais uma sugestão para aumentar a segurança é fazer o uso da Virtual Private Network (VPN) para navegar na internet usando Wi-Fi públicos. As VPNs criptografam o tráfego de internet e disfarçam a identidade online do usuário, tornando então mais difícil para que terceiros consigam rastrear atividades e roubar dados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário