Quando uma barata aparece na sua casa, talvez a sua primeira reação (depois do susto) seja pisar nela para eliminar uma possível ameaça. O problema, é que fazer isso pode não ser a melhor solução para seus problemas. Inclusive, é provável que você se coloque em um risco ainda maior.
Veja também: 5 truques caseiros MILAGROSOS para afastar moscas da sua casa agora
Por que pisar na barata pode ser arriscado?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pisar em uma barata é pouco eficiente para matar o animal. Mais do que isso, as bactérias que estão presentes no inseto se espalham com mais facilidade no ambiente e podem ser prejudiciais para quem tem asma ou alergias.
É importante lembrar que as baratas podem transmitir doenças, já que transitam por locais repletos de patógenos, como esgotos e lixões. Vários estudos mostraram que esses insetos hospedam e transmitem natural ou experimentalmente cerca de 40 espécies de bactérias, das quais pelo menos metade é prejudicial aos seres humanos. Isso é o que explica um artigo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Baratas são resistentes
Saiba que uma barata pode suportar até 600 vezes o seu peso, por isso pisar em uma pode não ser suficiente para matá-la. Se você avistar uma barata ou acabar esmagando alguma, é importante limpar e desinfetar o local rapidamente.
O que fazer para manter esses insetos longe?
Se você entendeu que não deve pisar na barata, vale a pena conhecer algumas recomendações para diminuir os riscos:
1 – Restos de comida, especialmente alimentos doces, são muito atraentes para as baratas. É importante que você limpe as áreas comuns, principalmente a cozinha e a sala de jantar, para que eles não tenham nada para comer
2 – As baratas costumam viver em buracos e fendas que possuem comunicação com o exterior. Se encontrar pequenos orifícios, deve cobri-los com massa ou cimento.
3 – Esvazie as latas de lixo com frequência.
4 – Sempre que lavar a louça, retire o excesso de comida e jogue fora imediatamente para que as baratas não sejam atraídas por ela.
5 – Verifique periodicamente a parte traseira dos aparelhos que geram calor ou umidade; estes são os locais preferidos destas criaturas e é provável que tenham os seus ninhos em locais como estes.