O Grupo Makro está realizando a venda de suas lojas no Brasil. A rede de supermercados atacadistas está no país desde 1972 e chegou ao total de 62 lojas em 2020. A empresa segue com apenas oito unidades em todo o país. No fim de janeiro, a Makro vendeu 16 lojas e 11 postos de combustível para a rede de lojas paranaense Muffato.
Leia mais: França não quer saber de atacarejo e barra lançamento de supermercado brasileiro
Do total, três dos imóveis estão localizados na capital paulista, três na Grande São Paulo e o resto no interior do estado. De acordo com uma reportagem feita pela InfoMoney, a atacadista está se preparando para deixar o país.
A Makro faz parte da holandesa SHV, que atua em diversos segmentos de negócios ao redor do mundo. Entre as frentes de atuação do conglomerado, está energia, distribuição, serviços financeiros e nutrição animal. Inclusive, a Makro já chegou a ser referência no setor atacadista no Brasil, mas não conseguiu resistir às mudanças da área.
Setor atacadista continua forte no Brasil
Mesmo com a redução no número de lojas da Makro no país, o setor atacadista continua a todo vapor no Brasil, porém com outro nome. Há alguns anos, o setor passou a ser conhecido como atacarejo, expressão que junta as palavras “atacado” e “varejo”.
Nesse modelo, as compras podem ser realizadas tanto no atacado por lojistas ou no varejo por pessoas físicas. Além disso, os preços do atacado são mais baixos. Por seguir o mesmo formato, os valores cobrados no varejo também costumam ser mais atraentes do que nos supermercados que vendem exclusivamente dessa forma.
Apesar disso, o modelo adotado pela Makro ainda é diferente.
Durante muitos anos, as vendas eram feitas apenas no atacado e por pessoas jurídicas, ou seja, era preciso ter um CPNJ e um cadastro para conseguir comprar na rede. Com o surgimento do atacarejo, o Makro acabou ficando para trás devido à burocracia para que as compras fossem feitas.
Quais são as maiores redes de atacarejo no país?
De acordo com um estudo da McKinsey, mais de 2 mil lojas desse perfil existiam no Brasil em 2022. A parcela do atacarejo na venda de alimentos foi de 40% no último ano. O Atacadão, que pertence ao Grupo Carrefour, foi o líder em aberturas em 2022, finalizando o ano com 341 lojas e faturando R$ 74,4 bilhões.
Em segundo lugar, está o Assaí Atacadista, que terminou 2022 com 263 lojas em todo o país. De acordo com a empresa, o seu faturamento foi de R$ 59,7 bilhões. Desse modo, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) afirma que essas são as dez maiores empresas do setor, incluindo supermercados e atacarejos:
- Carrefour;
- Assaí Atacadista;
- GPA;
- Grupo Mateus;
- Supermercados BH;
- Grupo Muffato;
- SDB Comércio de Alimentos;
- Cencosud Brasil;
- DMA Distribuidora;
- Companhia Zaffari.