Os Brasil está experimentando um nível de tensão e divisão sem precedentes em sua história recente. O aumento do crime, a agitação civil, as alegações de brutalidade policial e a incerteza da pandemia levaram as vendas de armas a níveis recordes durante a pandemia, com a Polícia Federal realizando 17,5 milhões de verificações de antecedentes até setembro de 2022, um recorde histórico.
Leia mais: Países com mais mortes no trânsito: veja a posição ALARMANTE do Brasil
Com o país tão perigosamente dividido, o grande número de armas nas mãos de civis acrescentou um nível extra de incerteza ao drama no Congresso Nacional e à agitação civil que se seguiu. Então, quantas armas estão em circulação no Brasil e como isso se compara a outros países?
A melhor estimativa vem da pesquisa Small Arms Surveyque, que apurou que o número de armas de fogo em posse de civis em todo o mundo ultrapassa 857 milhões. Mais de 133 milhões de armas estavam nas mãos de militares desde 2017, bem como 22,7 milhões controladas pela aplicação da lei.
Pesquisa sobre armas em mãos de civis
O Small Arms Survey observou que é difícil avaliar com precisão o número de armas de fogo em poder de civis em todo o mundo e usa uma variedade de fontes de dados disponíveis, incluindo documentos oficiais publicados e estudos de pesquisa, respostas oficiais a questionários, pesquisas de opinião pública, relatórios de notícias e entrevistas com especialistas.
Os Estados Unidos têm mais armas do que pessoas e a pesquisa estima que há mais de 393.300.000 armas de fogo de propriedade civil – 120,5 para cada 100 habitantes. A Índia tem uma população de 1,35 bilhão e vem em um distante segundo lugar na liga de posse de armas, com um número estimado de 71,1 milhões de armas.
A China, o país mais populoso do mundo, vem em terceiro lugar com 49,7 milhões. O Paquistão está em quarto lugar com 43,9 milhões de armas de propriedade civil, enquanto a Rússia fecha os cinco primeiros com 17,6 milhões. O Brasil aparece em sexto lugar com 17,5 milhões de armas.
A posse de armas de fogo é uma questão controversa que varia amplamente em todo o mundo. Em alguns países, como os Estados Unidos, a posse de armas é protegida pela constituição e considerada um direito fundamental. Em outros, como Brasil, Japão e Reino Unido, leis e regulamentos rígidos dificultam a obtenção de armas de fogo pelos cidadãos.