Até R$ 200: leis de trânsito mudam no Brasil e multam motoristas desatentos

Motoristas mais desatentos têm pagado multas por ignorarem as mudanças nas leis de trânsito. Saiba quais são os vacilos mais comuns.



Algumas leis de trânsito podem passar despercebidas. As mudanças feitas de tempo em tempo podem resultar em multas bem salgadas para os motoristas mais desatentos ou desatualizados. Se você está por fora das mais recentes alterações em vigor, veja o que mudou e qual é a punição que está deixando muitos brasileiros no prejuízo.

Leia mais: Aos desatentos: 5 novas leis de trânsito que estão pegando os motoristas

Muitos motoristas não se atualizam. Talvez somente quando vão tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou ao passar por algum curso de reciclagem para manter o direito ao documento. Por descuido, muitos deles acabam infringindo as normas sem saber, mas isso não é desculpa para não ser punido pelas faltas.

Este erro rende multas salgadas para os motoristas!

Uma das leis que mudaram e que muitos condutores “desavisados” insistem em ignorar diz respeito ao uso de insulfilm nos vidros dos carros. De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é obrigatório manter um nível mínimo de transparência nos vidros, caso o carro conte com a película em questão.

Quem deixa de cumprir as novas exigências do Contran paga multas altas por todos os tipos de infrações.

No caso do insulfilm, não é diferente. O condutor flagrado em situação irregular tem que pagar uma multa por não cumprir a norma. Ela pode chegar a R$ 195,23. O valor é considerado alto por muitos brasileiros, principalmente por aqueles que recebem salários mais baixos e já estão com o orçamento apertado.

Mas não para por aí, viu? Além da multa, o desrespeito às normas marca cinco pontos na CNH, mas pode até resultar na retenção do veículo para que a regularização da situação na película seja feita.

Por isso, é essencial ficar em dia com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e cumprir as regras, não só para evitar punições mas também para garantir a segurança de todos no trânsito. Fique atento e evite vacilos!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário