Depois de aproveitar as folgas prolongadas proporcionadas pelo feriado da Sexta-Feira Santa e pelo Dia de Tiradentes, os trabalhadores brasileiros terão uma última chance de desfrutar dos dias de descanso ainda no primeiro semestre de 2023. Fique atento, pois o próximo feriado nacional já está chegando.
Leia mais: Não é 1º de maio! Feriado ‘secreto’ para apenas 9 estados está chegando
A próxima data a ser celebrada é o Dia do Trabalhador, comemorada em 1 de maio. Neste ano, ele cai numa segunda-feira. Com isso, a população já começará a semana com uma rotina desacelerada. Inclusive, muitos já estão se preparando para curtir o momento com a família e amigos.
Feriado nacional ou ponto facultativo?
Para não restar dúvidas, o dia 1 de maio faz da parte da lista dos feriados nacionais. Todos são assegurados por lei. A data é conhecida internacionalmente e também é comemorada em diversas partes do mundo. Este dia é dedicado à realização de homenagens à classe trabalhadora que, ao longo das décadas, participou de grandes lutas por mais direitos trabalhistas.
A data foi instituída feriado no Brasil em abril de 1949, com a Lei nº 662.
Segundo o que aponta a história, o movimento operário no país ganhou força em 1910, com greves que costumavam ser realizadas no primeiro de maio. Foi no governo de Getúlio Vargas que a data passou a ser importante. Foi onde as festividades passaram a ser organizadas pelos trabalhadores reunidos em sindicatos. Essas instituições promoviam discursos, passeatas e palestras em defesa da classe. Tais práticas são implementadas até hoje.
Além disso, o dia também é uma oportunidade para aqueles que desejam tirar uma folga, sem preocupações, pois com o decreto e oficialização do dia em questão, a dispensa de serviço em empresas que não atuam em atividades essenciais se torna obrigatória.
Em 2023, o calendário ressalta nove feriados celebrados em todo o território nacional. Quatro deles já foram aproveitados durante o primeiro semestre. O próximo ocorrerá em setembro, na Independência do Brasil, 7.
Em seguida, as demais datas que aparecem no cronograma homenageiam Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), Finados e Proclamação da República. Nós encerramos o ano com o Natal.