A Renault anunciou um recall do seu modelo Captur no Brasil. Segundo a fabricante, estão convocadas os carros com motor 1.3 TCe turbo, com fabricação datada de 2021, o primeiro ano de uso desse tipo de motor no SUV. Apesar disso, foi o motivo do recall que pegou os donos dos automóveis de surpresa. Confira!
Leia mais: Honda convoca quase 450.000 veículos por falha na trava dos cintos de segurança
De acordo com a Renault, o problema em questão está relacionado aos jatos de lavagem do para-brisa e aos bicos injetores de combustível do motor. Devido a uma falha, pode ocorrer uma infiltração de água por meio dos jatos. Ao somar o problema com o uso de combustível de má qualidade, uma corrosão dos bicos injetores pode ocorrer.
Dessa forma, caso esse problema realmente se torne real, a combustão feita pelo veículo se torna irregular. Em casos mais extremos, a situação pode levar a um incêndio, colocando então os condutores e os passageiros em situações de risco graças a lesões graves ou fatais. Assim, o recall se mostra extremamente necessário.
Como saber se devo levar meu carro?
Segundo informações disponibilizadas pela empresa, os modelos convocados são aqueles fabricados entre 4 de maio e 16 de novembro de 2021. Além disso, os chassis não sequenciais são os seguintes: vão do J013800 até J966463. Os donos desses veículos já podem agendar o reparo nas concessionárias da marca.
O processo de verificação e reparação das peças afetadas está levando cerca de 1h30.
Caso você deseje mais informações, é possível entrar em contato com o atendente virtual da Renault por meio do WhatsApp. A empresa disponibilizou também um SAC para os seus clientes. O telefone é: 0800 055 5615.
Renault Captur irá sair de linha?
Em paralelo ao recall, o modelo está passando por um momento de incertezas no país. No último mês, a produção do mesmo foi suspensa devido a uma crise dos semicondutores, contudo algumas fontes informam que a produção do Captur já estava suspensa há mais tempo. Isso porque as revendas de São Paulo e do Rio de Janeiro estavam com baixo estoque do carro, visto que não receberam nenhuma nova unidade desde janeiro.
Dessa forma, a situação do SUV ainda é indefinida. Mesmo custando mais que a Duster e tendo um design mais refinado, o Renault Captur não conseguiu ser um sucesso de vendas. O seu “irmão mais barato” conta mais espaço no porta-malas, o que dificulta as vendas do SUV mais caro.