scorecardresearch ghost pixel



Recall: Honda convoca quase 450.000 veículos por falha na trava dos cintos de segurança

Modelos afetados incluem os automóveis mais populares da marca. Veja quais são os carros e os procedimentos adotados pela montadora.



A Honda anunciou o recall de quase 450 mil carros nos Estados Unidos. Dentre os modelos afetados estão SUVs, além de linhas de automóveis mais vendidos no país. O motivo para a chamada é grave: Há uma possível falha nos cintos de segurança tanto do motorista quanto do carona. Na prática, pode ocorrer de eles não travarem corretamente.

Leia mais: Baratinhas e estilosas! Novas scooters elétricas da Honda são de encher os olhos

O relatório da Honda publicado pela NHTSA, órgão americano que é responsável pela segurança de trânsito, 448.613 veículos podem ter sido afetados, necessitando do recall.

Problema de segurança

Os relatórios apontam que o canal da fivela do cinto de segurança dos bancos da frente dos veículos tiveram fabricação “fora das especificações”. Em suma, o defeito pode causar interferência com o botão de liberação do mecanismo.

Em suma, o que pode ocorrer é um desgaste no revestimento da superfície do canal da fivela, além de ocorrer um encolhimento do botão de liberação contra o canal em baixas temperaturas, o que aumentaria o atrito. Diante desse cenário, caso a fivela do cinto de segurança não travar, por exemplo, há o aumento do risco de o passageiro ou condutor se machucar me caso de acidente ou freada brusca.

Confira os modelos de carros que necessitam de recall:

  • CR-V, fabricado entre 2017 e 2020, e o Accord modelo 2018 e 2019.
  • O Accord Hybrid (2018 e 2019), o Odyssey (2018 a 2020), o Acura RDX (2019 a 2020) e o Insight ano 2019 também entram na lista.

Em suma, a Honda já foi acionada por mais de 300 compradores durante o período de garantia de seus veículos entre março de 2019 e janeiro de 2023. Contudo, felizmente, não houve relatos de feridos ou mortes relacionadas ao problema com os cintos de segurança.

Contudo, a Honda afirma que irá entrar em contato via correio com os proprietários afetados. O prazo para tal comunicação é 17 de abril.

O recall ocorrerá em concessionárias autorizadas.

Histórico

Vale lembrar que este não é o primeiro caso de recall da marca em um curto espaço de tempo. Isso porque, há cerca de um mês, a montadora realizou outra série de reparos em mais de 114.000 veículos dos modelos Fit e HR-V. O motivo foi um problema na câmera de ré. Por fim, a Honda alegava um problema na inicialização do sistema do carro, impedindo a visualização da imagem da câmera.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário