Novidade no PIX: bancos liberam nova facilidade para os usuários

Sistema de pagamentos mais usado do Brasil ganha nova funcionalidade que pode ser regulamentada pelo governo em breve.



Atualmente é bem difícil encontrar uma pessoa que não utiliza ou pelo menos ouviu falar do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Em março, a plataforma superou a incrível marca de três milhões de transações, chegando a R$ 1,28 trilhão transferidos.

Leia mais: Salário mínimo de 2024 é divulgado e surpreende positivamente os brasileiros

Mas além das tradicionais transferências e pagamentos, existem outras modalidades e formas de utilizar o sistema. Uma delas é o Pix parcelado, opção que ainda não teve suas regras regulamentadas, mas já existe em muitos bancos.

De antemão, é importante mencionar que o recurso funciona como uma espécie de empréstimo pessoal, já que o valor é enviado integralmente ao recebedor, mas o pagador paga a quantia parcelada para o banco. Veja mais detalhes a seguir.

Como funciona o Pix parcelado?

A modalidade nada mais é do que a possibilidade de dividir o valor de compras usando o Pix com forma de pagamento. Alguns bancos já oferecem essa facilidade, como Nubank, Itaú, Santander, PicPay e Digio.

Essa é uma alternativa para os brasileiros que estão sem saldo na conta ou limite no cartão de crédito, mas precisam realizar um pagamento. Basicamente, o cliente faz a transferência e paga o valor ao banco depois, com juros e taxas.

As condições para utilizar o serviço variam conforme a instituição financeira escolhida, assim como o limite disponível para cada pessoa. No PicPay, por exemplo, o pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes. Já no Itaú, é possível dividir o Pix em até 6 anos, desde que a parcela mínima seja de R$ 80.

Regulamentação

Embora muitos bancos ofereçam a opção, ela ainda não foi regulamentada pelas autoridades competentes. Mas isso não deve demorar, já que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, iniciou as discussões sobre o assunto com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país”, disse em entrevista recente.

Mesmo sem a publicação das regras para operação da modalidade, quem é cliente das instituições financeiras citadas acima já pode usar o Pix parcelado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário