Não ignore se sua boca vive seca; pode ser sintoma de doença grave

Aprenda mais sobre um sintoma comum que pode passar despercebido. A boca seca também é sinal de que algo não vai bem com a sua saúde.



Um dos sintomas que deveria ser levado mais a sério pelas pessoas, mas costuma passar despercebido na maioria das vezes, é a boca seca. O sinal pode estar relacionado com a idade das pessoas, já que a produção de saliva diminui com o passar do tempo. Porém, a boca seca pode ser sinal de que algo não vai bem com o seu organismo.

Veja também: ASSUSTADOR! Pesquisadores descobrem novo sintoma bizarro do coronavírus

Vale destacar que certos períodos do ano também podem provocar tal secura, como no outono e no inverno. As estações frias diminuem a umidade relativa do ar e podem desidratar o organismo com mais rapidez, principalmente em regiões nas quais as temperaturas continuam elevadas, mesmo diante da seca.

Sintoma de algo mais grave

No entanto, o problema é que o sintoma pode ser sinal de uma doença mais grave e que permaneça oculta por alguma razão.

A boca seca também significa ronco frequente durante o sono, uso de medicamentos, tabagismo, alcoolismo, diabete, derrame cerebral (AVC) e até mesmo a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV).

Embora algumas dessas doenças sejam graves, não é preciso se desesperar caso sinta a sua boca com pouca saliva. O que deve ser feito é prestar atenção nos momentos em que o sintoma aparece e na sua frequência. Qualquer diferença de comportamento deve ser levada para análise de um especialista ou médico de confiança.

Devo ir ao médico buscar ajuda? Entenda

“A boca seca pode ser um sinal de que algo não está certo em outro lugar. Isso pode se manifestar com sintomas como sensação pegajosa na boca, garganta seca ou dolorida, dificuldade para mastigar ou engolir ou até mesmo mau hálito”, diz o médico Azad Eyrumulu. A fala foi dada em entrevista ao jornal The Mirror.

De acordo com o especialista, até mesmo Alzheimer pode apresentar sinais como o da boca seca. Doenças autoimunes, como HIV e síndrome de Sjogren, também entram na lista de causas a serem consideradas.

“É vital ficar de olho em sua própria saúde e se você notar sintomas persistentes de boca seca, você deve destacar isso com seu médico”, enfatizou o médico. Portanto, sempre que algo aparecer de modo anormal, procure um médico e siga todas as orientações que forem passadas pelo profissional. Na maioria das vezes a boca seca é apenas um sinal de sede e desidratação, mas pode ser algo mais profundo.

Hidrate-se

Seja como for, sempre se lembre de tomar água diariamente e manter o corpo bem hidratado, especialmente no calor e em dias mais secos. A lubrificação do organismo é importante para que ele funciona de maneira adequada em sua totalidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário