Embate de gerações: descubra se você faz parte dos Baby Boomers, X, Millennials ou Geração Z?

Conheça as características e épocas atribuídas para as gerações. Quais eventos históricos das outras gerações pegaram? É o que veremos!



Em algum momento, você já deve ter se deparado com alguns termos referentes às gerações. Em suma, a classificação separa os indivíduos e traz consigo diferentes habilidades e valores. Por exemplo, uma pessoa nascida na Geração Y pensa e age de uma forma diferente que alguém da Geração Alfa. 

Veja também: Emoji ‘polegar para cima’ foi cancelado pela geração Z? Entenda polêmica

Se você está querendo aprender mais sobre elas e definir qual o seu grupo, a publicação de hoje é para você. Então, comecemos das gerações mais jovens até as mais velhas. 

Afinal, a qual das gerações eu pertenço? 

Por mais que os números variem, os mais comumente atribuídos são: 

  • Geração Alfa: nascidos a partir de 2010. 
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010
  • Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996.
  • Geração X: Nascidos entre 1965 e 1980. 
  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964. 

Pronto! Agora você já sabe qual é a sua geração. 

Quais são as diferenças das gerações? 

Baby Boomers

Os Baby Boomers viveram as consequências globais em decorrência do término da Segunda Guerra Mundial. Entre outros movimentos que a geração Baby Boomer e a Geração X compartilharam encontra-se o movimento feminista contemporâneo e o movimento hippie. Economicamente, o período não era dos melhores. Atualmente, eles estão na sua terceira idade. 

Geração X

A geração X é a que sucede os Baby Boomers. Em decorrência do rápido avanço tecnológico, cresceram adaptados a mudanças e inovações. 

Presenciaram o grande auge da guerra fria, por mais que os seus pais já estivessem lidando com ela. Durante à época, alguns eventos destacaram-se: 

  • TV em cores
  • Auge da corrida espacial com o homem pisando na lua
  • Fim da Guerra do Vietnã
  • Ditadura Militar no Brasil

Y ou Millennials

Sucedendo à Geração Y, a geração dos millenials presenciou eventos importantes que mudaram o futuro da humanidade. Grande parcela das pessoas trabalhando no Brasil fazem parte desta faixa.

Desta geração para cima, são pessoas cada vez mais conectadas com a tecnologia, capazes de fazerem diversas tarefas, conscientes sobre diversidade e inclusão, com grande ambições profissionais e maior entendimento sobre o equilíbrio da vida profissional e pessoal. 

Assim como a próxima geração, pegaram o ‘boom’ da internet, o ataque das torres gêmeas, a eleição de Barack Obama e a pandemia do coronavírus.

Geração Z

A Geração Z está entrando no mercado recentemente. Eles são nativos digitais, cresceram usando a tecnologia. Convivem e cresceram o tempo inteiro expostos ao uso da internet, mídias sociais e outros recursos tecnológicos, assim como os celulares que temos hoje em dia.

Eles usam de diversas formas de aprender e sempre estão online nos meios digitais. São também conscientes sobre questões sociais e ambientais. Ou seja, amplamente engajados. 

Alfa

Por fim, a geração Alfa. Até o momento da publicação, a pessoa mais velha nascida da geração Alfa tem 13 anos. Ainda estão um pouco longe da maioria entrar no mercado de trabalho

Como resultado da digitalização, são ainda mais expostos à tecnologia e telas do que os outros e pegaram um período ainda mais avançado. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário