O sistema de baixa pressão que atuou no fim de semana na região Sul do país foi o responsável pela formação de uma nova frente fria que avança pela região. Com isso, aumenta as chances de chuvas nesta segunda (8) na região sudeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A previsão é de que os volumes fiquem entre 25 e 35mm.
Leia mais: Conta de luz grátis por 2 anos virou realidade; veja como conseguir
Além disso, as temperaturas também devem diminuir com esse fenômeno. As mínimas aguardadas para as áreas de baixada irão ficar entre 8ºC e 10ºC no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No entanto, não há risco de geadas para os estados no início da semana.
Por outro lado, a atuação de um anticiclone na região sudeste impede a formação de nuvens, o que faz com que o tempo fique ensolarado em praticamente todos os estados. Desse modo, a região contará também com temperaturas um pouco mais altas, visto o dia ensolarado e a ausência de nuvens de chuva.
E o restante do país?
No Centro-Oeste, um anticiclone em médios níveis permanece presente na região, impedindo a formação de nuvens de chuva, assim como no Sudeste. Sendo assim, o tempo fica ensolarada em toda a região, causando maior amplitude térmica. Esse clima é favorável para os agricultores, que estão na fase de desenvolvimento da segunda safra.
Em contrapartida, as chuvas continuam sobre a região Nordeste, porém já em menores volumes. Dessa forma, as chuvas marcam presença somente no extremo sul e nordeste da Bahia, centro norte do Maranhão e extremo norte do Ceará e Piauí. Nessas áreas, o volume esperado é de até 30mm para esta segunda-feira.
Por fim, o calor e a umidade presentes no Norte continua causando chuvas, com volumes que podem chegar a até 100mm. Os estados mais afetados serão o Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e oeste de Rondônia. Em Roraima, o tempo permanece firme. No Acre e em Rondônia, a alta umidade e o calor podem trazer sensação térmica ainda mais alta para os moradores.