scorecardresearch ghost pixel



Vai fazendo as malas! Feriado prolongado de 4 dias está chegando

Mesmo não sendo considerado um nacional, Corpus Christi é feriado municipal em diversas cidades brasileiras. Saiba quem terá folga!



Mesmo não sendo considerado uma folga nacional, o Corpus Christi é um feriado municipal na maioria das capitais brasileiras e em diversos municípios ao longo do país. Celebrado no dia 8 de junho, ele irá cair em uma quinta-feira neste ano, o que pode fazer com que algumas prefeituras decretem ponto facultativo na sexta-feira.

Leia mais: PERIGO no feriado: 10 dicas do Detran para cair na estrada com segurança

Dessa forma, os trabalhadores dessas regiões poderão curtir um feriado prolongado e aproveitar para viajar ou para descansar no conforto de suas casas. Em resumo, é comum que, em casos de feriados municipais, os governos locais acabem decretando um ponto facultativo para que os moradores aproveitem o descanso.

No último ano, o governo determinou o ponto facultativo nas repartições públicas, tanto na quinta quanto na sexta-feira. Com isso, as pessoas ficam apreensivas para saber se a medida será tomada novamente neste ano.

Em quais cidades Corpus Christi é feriado?

Grande parte das capitais brasileiras têm o Corpus Christi como um feriado municipal. São elas: Aracaju; Belo Horizonte; Belém; Campo Grande; Cuiabá; Curitiba; Florianópolis; Fortaleza; Goiânia; João Pessoa; Macapá; Maceió; Manaus; Natal; Porto Alegre; Rio de Janeiro; Salvador; Teresina e Vitória.

Isso quer dizer que os colaboradores não terão expediente na quinta-feira, dia 8.

Em contrapartida, a data é considerada como ponto facultativo em outras cidades. No último ano, os municípios que optaram pelo ponto facultativo de Corpus Christi foram: Boa Vista; Brasília; Fortaleza; Florianópolis; Palmas; Porto Velho; Recife; Rio Branco; São Luís e São Paulo; João Pessoa e Natal.

O que não funciona nos feriados?

Com a comemoração prolongada em diversas cidades, o funcionamento do comércio e dos serviços públicos serão afetados. As agências bancárias e os órgãos públicos, por exemplo, não irão funcionar no dia 8. No caso dos bancos, o não funcionamento está estabelecido no calendário de feriados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Mesmo em locais onde o Corpus Christi é tomado como feriado, o funcionamento dos serviços essenciais não são afetados. Desse modo, atendimento de saúde, segurança e limpeza urbana permanecem a todo vapor durante a data.




Voltar ao topo

Deixe um comentário