Se você leva papel alumínio ao forno, cuidado: você corre PERIGO

Você sabia que o papel alumínio está associado a algumas doenças? Entenda por que esse material não deve ser usado para aquecer alimentos.



O alumínio acelera o processo de cocção de inúmeros ingredientes, como carnes. Portanto, acabou se popularizando, devido à praticidade e economia, na hora de preparar diversas receitas. Infelizmente, alguns estudos mostraram que a exposição a esse tipo de componente pode prejudicar a saúde. Este é o motivo pelo qual você deve parar de usar papel alumínio nos alimentos antes de levá-los ao forno. 

Veja também: Truque de avó para cozinhar o feijão do jeito certo e evitar gases

O alumínio pode ser encontrado onde você menos espera 

Assim como o plástico, o alumínio pode ser encontrado em diversos objetos e substâncias presentes no seu dia a dia. Medicamentos, água e utensílios de cozinha concentram uma mistura de metais que devem ser eliminados pelo organismo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o metabolismo humano consegue ingerir 40 mg por kg desse material por dia. Portanto, é necessário pensar em produtos e processos mais sustentáveis. 

Não use papel alumínio ao preparar alimentos 

Considerando que o alumínio, em contato com alimentos ácidos, como limão, laranja e pimenta, sofrem um desgaste, e o risco de contaminação aumenta. Esse problema, a médio e longo prazo, enfraquece o sistema neurológico. 

Pesquisas recentes mostram que no tecido cerebral de pacientes com Alzheimer, foi encontrada uma concentração bem alta de alumínio. Conforme o avanço da industrialização, essas doenças modernas começaram a se multiplicar. 

Conforme mencionado, as panelas já têm compostos duvidosos, mas o papel alumínio fica grudado na comida. Aquele frango que você prepara nos finais de semana com muitos temperos, rapidamente se contamina. 

Procure outros métodos para fazer receitas mais saudáveis 

Para agilizar o cozimento dos alimentos no forno, não é preciso ficar restrita ao papel alumínio. Você consegue começar o cozimento na panela e finalizar nos fornos, visando ter um sabor mais agradável. 

Ainda assim, é importante lembrar que esse método mais trabalhoso só é requisito em receitas com pedaços grandes de proteína. Caso a carne esteja fatiada, o uso desses materiais é desnecessário. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário