O Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores empresas de varejo do Brasil, responsável por tradicionais redes de supermercado, teve um prejuízo líquido de R$ 248 milhões no primeiro trimestre de 2023, segundo balanço divulgado pela companhia.
Leia também: Mais demissões? Nova rede de supermercados precisou fechar as portas
O resultado foi uma reversão do lucro de R$ 1,3 bilhão obtido no mesmo período do ano passado. O número considera as operações em continuidade do grupo, desconsiderando Hipermercados e Grupo Éxito, bem como o perímetro internacional da Cnova.
Apesar do prejuízo, a empresa registrou um aumento de 7,5% nas vendas, o que a companhia atribuiu ao investimento em produtos.
O balanço do primeiro trimestre do ano também mostrou que a receita líquida da rede de supermercados cresceu 15% na base em comparação anual, chegando a R$ 4,5 bilhões.
Grupo responde por grandes e tradicionais redes de supermercado do Brasil
O Grupo Pão de Açúcar pertence atualmente ao Grupo Casino, uma das maiores empresas de varejo alimentar do mundo. Com um modelo de negócios multiformato e multicanal, o grupo é dono de algumas das redes e marcas mais conhecidas e valiosas do varejo brasileiro, como Compre Bem, Mercado Extra, Pão de Açúcar, além das marcas exclusivas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Finlandek, entre outras.
Apesar do aumento nas vendas, muitos investidores têm se perguntado se vale a pena comprar ações do grupo após o prejuízo milionário. A queda no lucro do Grupo Pão de Açúcar se deve, em parte, ao aumento dos preços dos alimentos e à alta do dólar, o que afetou o custo dos produtos importados.
Além disso, a empresa enfrentou a concorrência acirrada no setor de varejo, com a entrada de novos players e a expansão de marcas como o Carrefour, por exemplo.
O Grupo Pão de Açúcar possui mais de 700 lojas físicas em todo o país e vem expandindo sua presença no comércio eletrônico.