Você está cansado de ter gatos e cachorros na sua casa? Saiba que existem animais silvestres autorizados para a venda no Brasil, mas não é tão fácil encontrar algum deles. Aliás, os cuidados também exigem atenção redobrada e habitat adequado.
Veja também: Mulher compra ‘cachorro’, mas descobre na realidade que ele era um urso
1 – Arara está na lista
Se você encontrar um criadouro legalizado pelo Ibama, pode ter uma arara como animal de estimação. São aves de porte maior do que a maioria das que são criadas em casa e possuem cores variadas. O problema está no tráfico ilegal desse tipo de pet, já que algumas espécies estão protegidas e ameaçadas de extinção. A arara-azul-grande, ararinha-azul e arara-azul-de-lear não podem ser comercializadas.
2 – Papagaio-verdadeiro
Outro dos animais silvestres que podem ser criados como pet é o papagaio-verdadeiro. Essas aves estão presentes em todo o Brasil e ele são capazes de imitar as vozes das pessoas. Ele é criado como animal de estimação desde a chegada dos portugueses por aqui. Existem 74 locais autorizados pelo Ibama para o comércio desse pássaro.
3 – Animais silvestres autorizados: cágado
Os cágados são animais silvestres que podem ser criados em casa. Um exemplo é a famosa tartaruga-tigre-d ’água, com detalhes verdes e amarelos no casco. Na verdade, ela é a única espécie que tem esse tipo de autorização. É um animal semiaquático, sendo muito utilizado e procurado por aquaristas.
4 – Bicho-preguiça
Embora algumas pessoas queiram ter um bicho-preguiça e ele até seja um dos animais silvestres autorizados, é raro encontrar algum que possa ser adotado. Das seis espécies que vivem no mundo, cinco são brasileiras.
O animal tem fama de ser fofinho e simpático, porém a verdade é que ele é solitário e gosta de permanecer no seu habitat. Não é um tipo de bicho que aprecia a presença dos humanos. Em cativeiro, é comum que fiquem estressados e morram dentro de semanas por conta de desnutrição.
5 – Animais silvestres autorizados: macaco-prego
Dos primatas brasileiros, o macaco-prego se destaca pela facilidade em aprender comandos. Também é uma espécie ameaçada de extinção, sendo que um indivíduo pode custar R$ 60 mil no mercado legal.