Lado obscuro da Indonésia: país é palco de catástrofes naturais poderosas

Relação entre a Indonésia e a natureza mistura turismo, qualidade na agricultura e um risco evidente de vida para todos que vivem ou visitam o país.



A Indonésia é um país localizado no sudeste asiático, composto por um arquipélago de mais de 17 mil milhas. Ele é o quarto país mais populoso do mundo, com uma população que passa dos 270 milhões de pessoas. Mesmo com tantas belezas naturais, o lugar mantém uma terrível conexão com a natureza. Entenda os riscos da visita.

Leia mais: Invenções modernas: veja como a natureza contribui para elas

O país é conhecido por ter um cinturão de fogo. São om 127 vulcões ativos. O principal problema é que todos eles representam um risco para a população, apesar de todos os benefícios que as pessoas conseguem por meio dos minerais liberados pelos vulcões na terra, que são capazes de auxiliar, inclusive, na agricultura local.

Indonésia e sua terrível relação com a natureza

Entre todos os vulcões, a maior preocupação do momento é com o Anak Krakatoa. Ele é descrito como um dos mais impressionantes do mundo, localizado no mesmo local onde ocorreu a explosão do Krakatoa em 1883, uma das maiores catástrofes naturais da história.

Por ser ativo, o Anak Krakatoa já entrou em erupção diversas vezes, lançando cinzas, fumaça e lava pela região. O vulcão consegue atingir cerca de 300 metros de altura. É assustadoramente impressionante!

É por causa da quantidade de vulcões que a Indonésia desenvolveu uma terrível relação com a natureza que, apesar de linda, pode trazer riscos para toda a comunidade. A erupção mais recente aconteceu em 24 de abril deste ano. Por causa do vulcão, uma nuvem de cinzas preencheu mais de três quilômetros do céu do país. Como de costume por lá, as autoridades de segurança emitiram um alerta para as comunidades se protegerem.

Além dos riscos locais, os vulcões também podem gerar enormes tsunamis, ampliando os prejuízos em outras partes da Terra. Se há um lado positivo da história, é que as erupções liberam minerais no solo, o que causa uma melhoria do mesmo e, consequentemente, da agricultura, além do turismo. Milhares de turistas são atraídos pelos vulcões.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário