scorecardresearch ghost pixel



Invenções modernas: veja como a natureza contribui para elas

Algumas das invenções mais utilizadas na modernidade partiram da simples observação da natureza. Confira algumas delas e se surpreenda com o resultado.



A capacidade criativa do ser humano é uma das características que o diferenciam de outros animais. Além disso, o método de comparação permitiu ao homem tirar boas ideias da natureza para aplicá-las em invenções modernas.

Veja também: Lista: descubra quais os melhores nadadores da natureza que você nem fazia ideia

Invenções modernas que foram inspiradas na natureza

Confira algumas invenções modernas que tiveram como inspiração a natureza em vários aspectos.

1 – Invenções modernas: velcro

Pode até não parecer, mas o velcro é sim uma invenção moderna que tem a natureza como fonte de inspiração. Criado em 1940 pelo suíço George de Mestral, o velcro surgiu quando ele voltou para a casa cheia de “carrapichos” ou “barbatanas”. Ao perceber como eles aderiam a roupa, decidiu criar uma estrutura parecida, porém com nylon.

2 – Roupas de camuflagem

A habilidade de se camuflar é algo muito útil para diversos animais na natureza. Eles serviram como inspiração para que as roupas táticas de camuflagem fossem desenvolvidas e utilizadas por exércitos e várias outras instituições. Elas permitem que as pessoas se misturem com o meio difuso, como selvas e vegetações variadas.

3 – Avião

O avião surgiu a partir da observação dos pássaros e de como eles se sustentam no ar. Antes das aeronaves mais modernas, as primeiras invenções até simulavam o bater de asas de algumas aves.

4 – Invenções modernas: roupas de surfe

Os castores possuem uma grossa camada de pelo que os protegem do frio e da água em seu habitat. Pensando nisso foram criadas as roupas de surfistas, as quais têm função térmica e são também impermeáveis. O tecido foi desenvolvido em 2016 por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

5 – Resfriamento natural

O arquiteto zimbabuense Mick Pearc teve a ideia de construir estruturas de resfriamento natural após observar os cupinzeiros em um campo de golfe. Eles permitiam que a ventilação do ambiente interno fosse potencializada dessa maneira. Vários edifícios ganharam esse tipo de arquitetura por conta da análise da natureza.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário