Jordan Brown, um dentista norte-americano, decidiu usar o TikTok para compartilhar algumas dicas de saúde bucal. No seu perfil, ele fala sobre mitos e verdades da odontologia, ressaltando alguns cuidados. Nesse caso, tem viralizado com várias curiosidades e recentemente surpreendeu a todos ao apresentar uma informação. Na opinião do profissional, escovas de dente não devem ficar no banheiro.
Veja também: Adeus cheiro de cocô! 9 plantas para perfumar seu banheiro naturalmente
Isso é o que acontece quando você deixa a escova de dente no banheiro
1. Contaminação cruzada
O banheiro é um ambiente que pode abrigar uma variedade de vírus e bactérias, incluindo aquelas que são expelidas durante o uso do vaso sanitário. Quando a escova de dentes está perto da pia, fica exposta a esses microrganismos. Portanto, eleva os riscos de contaminação cruzada.
Esses germes podem se multiplicar na escova, passando para a boca durante a escovação, levando a infecções ou doenças.
2. Proximidade com a pia
A escova de dentes, muitas vezes, é colocada próxima à torneira, onde é comum o respingo de água e sabão ao lavar as mãos. Esses respingos potencializam a transferência de resíduos químicos, que em certas pessoas, causam desconfortos. Essa reação diz respeito a problemas no estômago e intestino.
Nesse caso, é possível observar uma redução da vida útil das escovas, que sofrem um desgaste maior, além do risco de outra pessoa usar por engano.
3. Umidade
O banheiro é um ambiente úmido, que favorece o crescimento de fungos e bactérias. Manter a escova de dente na umidade durante muito tempo, resulta em maior degradação e falta de higiene. Sendo assim, mesmo que seja guardada no armário, as chances de contaminar as cerdas permanecem grandes.
A umidade faz com que a escova apresente mofo, mau odor e aparência desagradável, então procure um local seco e protegido longe do banheiro.
Agora que você já sabe como cuidar da sua saúde com responsabilidade, siga as orientações do dentista Jordan Brown, não deixe sua escova de dente no banheiro.