Vários estudos se dedicam a entender como funciona a psicologia das cores. Dessa forma, é possível dizer que cada tipo de personalidade tem a preferência por uma tonalidade diferente. É por isso que separamos algumas das principais cores que podem ser classificadas para o entendimento de como funciona a mente humana.
Veja também: TESTE das 6 folhas que viralizou revela sua personalidade; faça ele agora
1 – Vermelho
O vermelho é uma das cores mais comuns em vários objetos do dia a dia. Trata-se de uma coloração considerada quente e está associada ao sangue e ao fogo, por exemplo. No entanto, o vermelho também pode se relacionar com sensação de urgência, perigo e com sentimentos de amor e paixão. Vale ressaltar a representação da justiça através do vermelho.
2 – Azul
Algumas pesquisas recentes mostraram que o azul é a cor preferida mais comum entre as pessoas, principalmente, nos Estados Unidos (EUA). Sua associação está ligada à paz, tranquilidade, harmonia e ao equilíbrio. Na cultura popular, o azul costuma ser utilizado para refletir o gênero masculino. Na psicologia das cores, o azul é considerado uma cor fria.
3 – Verde
Classicamente o verde representa a natureza e o meio ambiente. No entanto, a psicologia das cores também ressalta o seu caráter inerente à juventude, sorte e tenacidade. No capitalismo, o verde representa também a cor do dinheiro, oriunda do dólar. Ainda pode se ligar com a sensação de alegria, saúde e fertilidade.
4 – Psicologia das cores: amarelo
A cor da alegria certamente oscila entre o amarelo e o laranja. Também considerado uma cor quente, o amarelo se liga com riqueza, felicidade, espontaneidade, inveja, cobiça, otimismo e jovialidade.
5 – Preto
Na prática, engana-se quem pensa no preto como uma cor ligada à tristeza. Segundo a psicologia das cores, trata-se de um tom que remete ao luxo e à elegância. Pode ser usado para simbolizar mistério, desordem, simplicidade e neutralidade. Pessoas que gostam de preto refletem essas características.
6 – Laranja
O laranja pode trazer sensação de entusiasmo, vitalidade e felicidade. É a cor característica do humor, do lúdico, sociabilidade e de produtos caros. É uma cor ótima para ser utilizada em acessórios no trabalho, pois remete à disposição de encarar a rotina. Essas são as características da personalidade de quem gosta da cor.
7 – Psicologia das cores: branco
O branco é aliado das pessoas que querem mais tranquilidade e que estão de bem com a vida. De acordo com a psicologia das cores, esse tom remete à maturidade e também à distância desejada de conflitos.