Não tem erro! Ciência revela os truques para comprar o azeite PERFEITO

O azeite é um ingrediente bastante utilizado no preparo e finalizações de receitas.



Um dos ingredientes mais utilizados na culinária é o azeite. Esse ingrediente é importante para preparar e finalizar as refeições. Embora se use muito no Brasil, muitos consumidores ainda desconhecem quais são as melhores opções disponíveis no mercado. Pensando nisso, falaremos aqui sobre os melhores azeites.

Leia mais: Não seja enganado! Truques CERTEIROS para identificar azeites falsificados

Você sabe quais critérios são usados ​​para selecionar o melhor azeite? Um grupo de pesquisa se dedicou a buscar essa resposta. Em estudo realizado na Universidade de Jaén, na Espanha, foram enumerados diversos parâmetros químicos e sensoriais.

Critérios principais

Um azeite ideal deve conter grandes quantidades de compostos fenólicos, esse componente retarda o processo de oxidação, em outras palavras, atua como um antioxidante natural. Outro ponto importante é o baixo percentual de ácidos graxos livres, a abundância deste é usada para determinar o grau de acidez e deterioração.

Os pesquisadores também avaliaram aspectos sensoriais como:

  • Aroma: frutado por conta da azeitona
  • Sabor: equilibrado, não pode ter um gosto muito forte.
  • Cor: entre o amarelo e o verde, dependendo do tipo da azeitona e o processo de produção.
  • Textura: o líquido deve ser transparente.

Quais são os resultados da pesquisa?

Foram analisados 53 amostras de locais diferentes do mundo todo. Os resultados foram publicados na revista Food Chemistry. Aplicando os critérios mencionados, o grupo de pesquisa concluiu que os melhores produtos eram os fabricados na Espanha.

A  região de Andaluzia é a maior produtora mundial de azeite. Eles foram bem em todos os requisitos, principalmente pela boa quantidade de compostos fenólicos, que também são ótimos para a saúde. Outros países que se saíram bem foram Portugal, Itália e Grécia.

Infelizmente, os países Argentina, Chile e Brasil não receberam críticas muito positivas nessa pesquisa.

Uma dica na hora de escolher o azeite é procurar a Denominação de Origem Protegida (DOP) na embalagem, o que indica uma produção de alta qualidade. Opte pelo azeite extravirgem, que possui 0,8% de acidez.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário