scorecardresearch ghost pixel



Não seja enganado! Truques CERTEIROS para identificar azeites falsificados

Infelizmente, alguns alimentos que deveriam atender a determinados critérios de qualidade acabam sendo fraudados, então é preciso ficar atento ao rótulo.



O azeite é um insumo que deve ser considerado em uma dieta equilibrada, para garantir a manutenção do organismo com gorduras boas. No entanto, muitas marcas que existem no mercado não passam de falsificações. O grande problema ligado a essa rede de contrabando e enganação está relacionado à imprevisibilidade dos danos causados por essas misturas. 

Veja também: Bebida poderosa para a saúde, suco de abacaxi com azeite surpreende

Uma polêmica no Espírito Santo 

A Polícia Civil do Espírito Santo apreendeu nove fabricantes de azeites adulterados. Infelizmente, parte dos vendedores nem sequer conseguem fazer um controle de qualidade antes da revenda ou estão coniventes com esse tipo de crime.

Nomeada de Operação Havana, o procedimento listou as seguintes marcas: Casalberto, Conde de Torres, Donana, Flor de Espanha, La Valenciana, Porto Valência, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto e Torezani. Esta última chegou a recorrer, alegando uso indevido do nome. 

Cinco formas de descobrir se um azeite é puro ou pirata

Preço 

A matéria prima do azeite não é tão barata e um vidro não poderia custar menos que R$ 11. Dessa forma, desconfie de promoções ou aqueles que sempre estão abaixo da média. 

Composição 

Verifique se os ingredientes são puros e feitos com mais de um tipo de azeitona, porque muitos apresentam óleo de soja e misturas que não deveriam ser consideradas azeites verdadeiros. 

Procedência 

Em geral, produtores sérios disponibilizam a data em que as azeitonas foram colhidas e também o local de produção. Qualquer tentativa de ocultar informações pode parecer suspeita. 

Categoria 

Se não há especificações quanto ao processamento, como ‘’virgem’’, ‘’extra-virgem’’ e ‘’extra’’ no rótulo, essa mistura pode não ser de boa qualidade. Nesse caso, pode até ser perigoso e elevar o risco de condições de saúde, entre colesterol e pressão alta.

Aroma 

O aroma de um bom azeite lembra o cheiro de ervas frescas, frutas e até flores, mas nunca o mesmo odor dos óleos de cozinha. Caso desconfie de alguma má conduta por parte da empresa, denuncie pelo próprio Código do Consumidor. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário