Gigantes do varejo norte-americano apontam um cenário preocupante quando o assunto são os hábitos de consumo da população. Isso porque empresas como a Macy’s e a Costco afirmam que os compradores estão diminuindo o consumo em suas lojas, uma vez que há uma mudança nas escolhas de compra dos até então clientes.
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A ação pode significar um alerta vermelho para a economia dos Estados Unidos.
Cenário
Diante deste cenário, a Macy’s, por exemplo, anunciou cortes em sua previsão anual de lucros como reflexo dessa desaceleração de demanda dos clientes. Segundo Jeff Gennette, CEO da companhia, o recuo foi maior que o esperado. Isso porque, segundo o executivo, os clientes realocaram os gastos com alimentação, itens essenciais e serviços.
As vendas nas lojas da Macy’s caíram 8,7% no último trimestre. Na mesma linha, a queda foi de 3,9% na loja de departamento de luxo Bloomingdale’s.
Consumo
Já Richard Galanti, chefe financeiro da Costco, afirmou que alguns clientes estão trocando cortes bovinos mais caros por opções mais acessíveis, como porco e frango. Dessa forma, o executivo ainda ressalta que esta é uma tendência comum também percebida em recessões anteriores.
Por fim, vale lembrar que as duas empresas têm como público-alvo pessoas de renda média e alta, demonstrando uma retração econômica desses grupos. Isso porque, esses compradores consumiam a maioria de seu poder aquisitivo em bens duráveis, como, por exemplo, roupas, eletrônicos e móveis.
Contudo, no pós-pandemia, muitos optaram por transferir os seus gastos para viagens e outros serviços que o acesso era registro por conta da Covid-19. Portanto, a tendência é que a forte demanda siga em investimentos voltados para experiências pessoais.
Na prática, negócios com foco em lazer e hospitalidade devem crescer a partir desse desejo do público por novas experiências. Assim, companhias aéreas e hotéis registram recordes, enquanto o setor varejista tem perdido clientes.
Faixas de renda
No entanto, essa diminuição no consumo de bens duráveis não é exclusiva nas faixas de renda média e alta. Isso porque, os compradores de baixa renda também enfrentam uma situação financeiramente mais escassa, diminuindo o consumo de artigos domésticos e roupas.
Varejistas
Por outro lado, vale lembrar que outros varejistas se beneficiam da mudança de consumo mais focada em alimentos e itens essenciais. É o caso do Walmart. Isso porque, a empresa consegue atingir uma ampla faixa de compradores e cerca de metade de suas vendas vem de mantimentos e similares.
O mesmo ocorre com o mercado de beleza. Há registros de vendas fortes na cadeia de cosméticos e cuidados com a pele.