Gigantes do varejo dos EUA alertam: comportamento do consumidor está mudando

Grandes lojistas dos Estados Unidos apontam mudanças de comportamento dos consumidores.



Gigantes do varejo norte-americano apontam um cenário preocupante quando o assunto são os hábitos de consumo da população. Isso porque empresas como a Macy’s e a Costco afirmam que os compradores estão diminuindo o consumo em suas lojas, uma vez que há uma mudança nas escolhas de compra dos até então clientes.

Leia mais: Pode culpar o governo: consumo de todos os carros vai aumentar

A ação pode significar um alerta vermelho para a economia dos Estados Unidos.

Cenário

Diante deste cenário, a Macy’s, por exemplo, anunciou cortes em sua previsão anual de lucros como reflexo dessa desaceleração de demanda dos clientes. Segundo Jeff Gennette, CEO da companhia, o recuo foi maior que o esperado. Isso porque, segundo o executivo, os clientes realocaram os gastos com alimentação, itens essenciais e serviços.

As vendas nas lojas da Macy’s caíram 8,7% no último trimestre. Na mesma linha, a queda foi de 3,9% na loja de departamento de luxo Bloomingdale’s.

Consumo

Já Richard Galanti, chefe financeiro da Costco, afirmou que alguns clientes estão trocando cortes bovinos mais caros por opções mais acessíveis, como porco e frango. Dessa forma, o executivo ainda ressalta que esta é uma tendência comum também percebida em recessões anteriores.

Por fim, vale lembrar que as duas empresas têm como público-alvo pessoas de renda média e alta, demonstrando uma retração econômica desses grupos. Isso porque, esses compradores consumiam a maioria de seu poder aquisitivo em bens duráveis, como, por exemplo, roupas, eletrônicos e móveis.

Contudo, no pós-pandemia, muitos optaram por transferir os seus gastos para viagens e outros serviços que o acesso era registro por conta da Covid-19. Portanto, a tendência é que a forte demanda siga em investimentos voltados para experiências pessoais.

Na prática, negócios com foco em lazer e hospitalidade devem crescer a partir desse desejo do público por novas experiências. Assim, companhias aéreas e hotéis registram recordes, enquanto o setor varejista tem perdido clientes.

Faixas de renda

No entanto, essa diminuição no consumo de bens duráveis não é exclusiva nas faixas de renda média e alta. Isso porque, os compradores de baixa renda também enfrentam uma situação financeiramente mais escassa, diminuindo o consumo de artigos domésticos e roupas.

Varejistas

Por outro lado, vale lembrar que outros varejistas se beneficiam da mudança de consumo mais focada em alimentos e itens essenciais. É o caso do Walmart. Isso porque, a empresa consegue atingir uma ampla faixa de compradores e cerca de metade de suas vendas vem de mantimentos e similares.

O mesmo ocorre com o mercado de beleza. Há registros de vendas fortes na cadeia de cosméticos e cuidados com a pele.




Voltar ao topo

Deixe um comentário