scorecardresearch ghost pixel



Pode preparar o churrasco: Picanha e contrafilé ficam mais baratos em abril

Valor da carne bovina caiu 0,41% no último mês. Queda acumulada do último trimestre chega a 2,7%.



Seguindo a tendência dos dois meses anteriores, o preço das carnes caiu em abril, com uma variação abaixo da inflação do período. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), responsável por calcular a inflação geral da economia brasileira. No primeiro trimestre de 2023, o acumulado de queda no preço da carne bovina chegou a 2,7%.

Leia mais: Dica valiosa de restaurante para descongelar carne rápido e sem estragar

Diante deste cenário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em abril, o IPCA subiu 0,61%, enquanto o preço da carne caiu 0,41%

Cortes

As carnes que mais foram atingidas pela queda de preço foram a picanha (-3.07%), capa de filé bovino (-2,73%) e peito bovino (-2,23%). Por fim, o contrafilé também foi um corte que teve variação relevante para baixo: -0,86.

Na prática, essa queda de 0,41% em abril é consequência de uma valorização do real frente ao dólar. Contudo, a carne de cordeiro trilhou um caminho contrário. Isso porque, a demanda internacional pelo corte foi maior do que a queda do dólar. A ação resultou na elevação de 2,15% em seu valor final em abril. Já o preço do frango permaneceu estável, em uma ligeira que a de 0,36% no mesmo período.

Primeiro trimestre

Nos três primeiros meses de 2023, os dados preliminares do IBGE apontam o abatimento de 7,32 milhões de bovinos. No total, houve uma produção de 1,90 milhão de toneladas de carcaças, representando 3,0% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, entre janeiro e março, o preço da carne bovina teve uma queda de 2,7%, enquanto a moeda americana recuou aproximadamente 5% no mesmo período, refletindo na cotação da carne no mercado brasileiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário