Abra bem os olhos antes de baixar uma extensão no Google Chrome

Por uma experiência mais segura com a internet, esteja atento aos cuidados necessários antes de baixar extensões para seu navegador.



Seja qual for o seu navegador predileto, ele acompanha a funcionalidade de limpar o histórico de navegação. Entretanto, talvez o ato não seja suficiente para deixar os seus dados seguros, caso você não tenha cautela com esse detalhe: o de investigar suas extensões nos navegadores.

Veja também: FIM! Cadeado do Google Chrome que ninguém liga deve sumir em breve

Livre de vírus: cuidados para reparar na hora de baixar uma extensão

Você possui alguma extensão em seu navegador que o deixa ainda mais completo? Relaxa! A maioria deles são seguros — caso atendam os requisitos que vão ser citados.

Não estamos falando para você desinstalar ou nada do tipo. Pelo contrário, as extensões são uma grande facilitadora que pode atender diversas demandas nossas e agilizar nosso trabalho.

Entretanto, nesse meio também existem extensões maliciosas que podem ter acesso aos dados confidenciais dos usuários e é sobre isto que comentaremos hoje: os cuidados que você deve ter na hora de baixar uma extensão na internet. A maioria das observações serve também para os aplicativos de smartphones.

Baixe por lojas confiáveis

Quando falamos de lojas confiáveis, estamos nos referindo às oficiais. Ou seja, a Chrome Web Store para o Google Chrome é um exemplo dela.

Acontece que as plataformas conduzem verificações de segurança e revisam as extensões para averiguar se elas podem ou não serem utilizadas para o público sem riscos. Logo, evite ao máximo baixar extensões de terceiros e por sites suspeitos.

Repare nas avaliações recentes e downloads

Tenha muito cuidado nas revisões e classificações da plataforma. Tente filtrar pelas mais recentes, para ter uma ideia de como está sendo a experiência de alguns usuários que usam a sua extensão desejada. Além disso, se possível, fique de olho e observe se as avaliações não são feitas por bots.

Observe as verificações pedidas

Na maioria das vezes, os aplicativos que buscam aplicar golpes, usam do fato da maioria das pessoas não leram às permissões. Portanto, verifique bem quais são as permissões pedidas pelas funcionalidades propostas. Por exemplo, um tradutor não quer ter acesso a sua câmera e nem ao seu histórico de navegação.

Caso você note permissões estranhas em seu navegador, desinstale-o imediatamente. Além disso, na hipótese de que seu navegador tenha ficado mais lento após o download de algumas extensões, atente-se.

Em suma, opte por lojas confiáveis e leia bem as permissões. Caso possível, veja reviews dos aplicativos e seu funcionamento na prática por mais pessoas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário