Destaques do dia: Arcabouço fiscal será apreciado no Senado a partir desta semana; MP do Minha Casa Minha Vida precisa ser aprovada até dia 14; Lula deve definir futuro do Ministério do Turismo; Massa de ar frio derruba as temperaturas no Brasil

Votações de projetos no Senado e possível novo titular da pasta de Turismo estão entre os principais assuntos desta segunda (12).



A semana começa com movimentação no Congresso Nacional, onde o Senado Federal deve iniciar a análise da proposta do novo arcabouço fiscal apresentada pelo governo. Os senadores também correm contra o tempo para apreciar a MP do Minha Casa, Minha Vida, que vence na próxima quarta-feira (14).

Leia mais: Acelere! Confira os preços de 80 carros que ficaram mais baratos com o programa do governo

Ainda no campo da política, interlocutores ligados ao governo afirmam que o presidente Lula pode indicar ainda nesta semana um novo titular para o Ministério do Turismo. O lugar de Daniela Carneiro (União) deve ficar com o deputado Celso Sabino (União).

Nos destaques desta segunda-feira (12), veja também que a previsão do tempo é de picos intensos de frio e temperaturas baixas até no Norte do país. Confira mais detalhes a seguir.

Arcabouço fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), anunciou que a Casa deve iniciar as discussões sobre o novo arcabouço fiscal nesta segunda-feira. O relator da proposta é o senador Omar Aziz (PSD).

Aprovado pela Câmara dos Deputados no início do mês, o texto começará a ser discutido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Após sua aprovação, ele será levado ao plenário da Casa.

“Já na outra semana, semana do dia 12, é muito importante que se inicie os trabalhos na CAE. Votando na CAE, a gente leva imediatamente ao plenário para fazer a apreciação”, afirmou Pacheco.

Minha Casa, Minha Vida

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a Medida Provisória que recria o Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal. Após muita tensão entre o centrão e o governo Lula, a aprovação foi autorizada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP).

O documento precisa ser analisado pelo Senado com rapidez, já que sua validade termina no dia 14 de junho. Por isso, a expectativa é que os trabalhos sejam realizados na próxima terça-feira (13).

O relatório do deputado federal Marangoni (União) prevê mudanças na versão original encaminhada pelo Planalto, mas mantém as faixas de renda para a qualificação de famílias. Uma das alterações mais importantes é o fim da exclusividade da Caixa Econômica Federal nas operações do programa.

Ministério do Turismo

O retorno do presidente Lula (PT) a Brasília após o feriado deverá ser marcado pela confirmação de Celso Sabino (União Brasil) como novo titular do Ministério do Turismo. Aliados do deputado afirmam que o governo está apenas verificando a existência de impedimentos legais para a nomeação.

A atual ministra Daniela Carneiro e seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ) e aliado de Lula, Waguinho Carneiro (Republicanos), devem se reunir com o presidente antes do anúncio. Na última semana, Waguinho chegou a dizer que a troca não vai “resolver o problema”.

A substituição pode servir como moeda de troca para aumentar a base de aliados de Lula. O União Brasil também tem representantes nos Ministérios das Comunicações e Integração Nacional.

Frio

Uma massa de ar frio que chegou ao Brasil no fim de semana deve manter as temperaturas baixas nos próximos dias. O impacto do sistema de alta pressão atmosférica afeta desde o Rio Grande do Sul até o sul da região amazônica, levando uma friagem ao Norte do país.

A partir de amanhã, o frio chega ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Há possibilidade de neve em dois estados do Sul. “Neste primeiro pico de frio, que já acontece entre este final de semana e o início da próxima, há uma pequena possibilidade para neve nas áreas mais altas da Serra Geral do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, afirma a Climatempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário