Ser quer ter a mente afiada, evite os 5 alimentos que sugam a memória

Saiba quais alimentos podem prejudicar a sua memória e afetar a sua cognição. Evite essas escolhas e priorize uma alimentação saudável.



Existem certos alimentos que podem prejudicar a memória daqueles que estão se preparando para enfrentar um longo período de provas em um concurso. Além de terem pouco valor nutricional, esses alimentos são altamente calóricos, podem causar problemas de saúde e até mesmo afetar funções cerebrais a longo prazo. Portanto, os candidatos que precisam memorizar todo o conteúdo exigido pelo edital devem evitar esses alimentos, mesmo que sejam tentadores.

Veja também: Acelera, metabolismo! 8 alimentos termogênicos poderosos que queimam gordura

Preparamos este artigo que lista cinco alimentos que podem prejudicar a memória e até mesmo afetar a capacidade cognitiva dos estudantes, se consumidos em excesso ou por longos períodos. Continue lendo para descobrir quais são eles e evite-os ao máximo em seu dia a dia. Afinal, optar por uma alimentação saudável é sempre uma escolha inteligente e sensata. Confira:

1. Alimentos que ‘roubam’ a memória: Carboidratos refinados

Consumir em excesso alimentos como arroz branco, pão, macarrão, pizza, biscoitos doces e bolos pode comprometer a memória do concurseiro e levar ao ganho de peso.

Esses alimentos têm alto índice glicêmico devido à sua produção com farinha branca, o que resulta em picos de insulina no sangue devido à digestão mais rápida. É importante ter moderação no consumo desses alimentos, especialmente para manter a produtividade nos estudos e a capacidade de aprendizado.

2. Peixes com alta concentração de mercúrio

Outro grupo de alimentos que afeta a memória é aquele que contém altos níveis de mercúrio. O mercúrio é uma substância contaminante perigosa que prejudica as funções cerebrais e a capacidade de retenção de informações. Certas espécies de peixes e frutos-do-mar armazenam essa substância, principalmente em áreas específicas do planeta.

O consumo excessivo e constante desses alimentos pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso central, além de desequilíbrios cognitivos, demência e déficit de atenção. É recomendado verificar a origem dos peixes antes de consumi-los.

3. Alimentos gordurosos

A gordura trans presente em alimentos como salgadinhos, guloseimas, bolos prontos, biscoitos recheados, margarina, sorvetes e produtos industrializados pode prejudicar o cérebro de várias maneiras.

Essa substância nociva aumenta o risco de doenças como o Alzheimer, dificulta a memorização e afeta as habilidades cognitivas. Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura trans é fundamental para preservar a saúde mental e aumentar as chances de aprovação em concursos.

4. Bebidas industrializadas

O consumo regular de bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos de caixinha, pode levar a problemas de memória no futuro. Essas bebidas pouco saudáveis estão associadas a um maior risco de AVC (derrame) e de manifestação precoce de demência.

Ou seja, além de afetarem as funções cerebrais e a capacidade de memorização, as bebidas industrializadas aumentam o risco de diabete (devido ao alto teor de açúcar), doenças cardíacas, problemas renais e obesidade. É importante evitar o abuso dessas bebidas.

5. Pipoca de micro-ondas

A pipoca de micro-ondas contém alto teor de gordura trans, além de ser rica em sódio, conservantes e aditivos químicos com pouco valor nutricional. Apesar de prática e saborosa, esse tipo de pipoca pode prejudicar as funções cerebrais e comprometer a memória.

Além disso, ela eleva os níveis de colesterol ruim (LDL), afeta o metabolismo e pode ter impacto negativo nos rins e em outras atividades do corpo. Para preservar a saúde mental e aumentar as chances de sucesso em concursos, é recomendado evitar o consumo de pipoca de micro-ondas, mesmo que seja difícil resistir.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário