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Empresas que se preparem: chinesas querem ‘invadir’ o mercado nacional

Fabricantes de eletrodomésticos da China preparam ofensiva no mercado brasileiro, dominado por japonesas e sul-coreanas.



A competição no mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos promete aumentar nos próximos meses. Grandes empresas chinesas, como TLC, Gree, Midea e Hisense, prometem “invadir” o Brasil com produtos das linhas branca e marrom, que possuem maior saída.

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Esse é mais um episódio da ofensiva de gigantes asiáticas do setor no país, já que em 1990 as japonesas fizeram uma chegada triunfal e conquistaram o público. Nos anos 2000, foi a vez das sul-coreanas, mas agora parece ser o momento das chinesas.

Aumento da participação no mercado

A lista das chinesas inclui a Gree Electric Appliances, empresa que fabrica celulares, aspiradores de pó, refrigeradores e uma série de outros produtos. A companhia chegou ao Brasil há mais de 30 anos, mas foi a primeira a ter uma fábrica brasileira, inaugurada em 2001.

Desde então, a Gree é líder do segmento de aparelhos de ar condicionado em terras brasileiras.

Já a Midea Carrier promete investir R$ 600 milhões na abertura de uma fábrica no sul de Minas Gerais voltada para a produção de refrigeradores de duas portas. O CEO da empresa, Felipe Costa, afirma que o plano é figurar entre as três maiores fabricantes do mercado de refrigeradores em até quatro anos.

Há cerca de 12 anos no Brasil, o Grupo Midea já tem uma fábrica em Manaus (AM) e outra em Canoas (RS), onde produz aparelhos de ar condicionado e fornos de micro-ondas e sistemas de refrigeração comercial, nessa ordem.

Apesar de não produzir nacionalmente eletrodomésticos da linha branca, a Midea Carrier conquistou participação significativa de mercado no ano passado, segundo Simone de Camargo, diretora de marketing da empresa. A marca é responsável por 25% do total de lavadoras com abertura frontal e 56% dos frigobares vendidos em 2022.

“Com a nova fábrica, pretendemos aumentar a participação em refrigeradores de duas portas, que é um segmento de mercado muito importante para a consolidação da marca”, afirmou a diretora.

Recém-chegada

Um pouco atrás na corrida pelo mercado brasileiro está a Hisense, companhia chinesa que acaba de chegar ao Brasil. A venda de refrigeradores, cooktops, fornos elétricos, lavadoras e aparelhos de ar condicionado começou em março em 38 lojas físicas do estado de São Paulo.

O plano da gigante asiática é iniciar a produção local de TVs e eletrodomésticos da linha branca até o fim do ano. O valor do investimento não foi revelado, nem tampouco possíveis planos de abertura de uma nova fábrica no país.




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