A competição no mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos promete aumentar nos próximos meses. Grandes empresas chinesas, como TLC, Gree, Midea e Hisense, prometem “invadir” o Brasil com produtos das linhas branca e marrom, que possuem maior saída.
Leia mais: SBT fora do ar? Justiça toma decisão sobre o futuro do canal
Esse é mais um episódio da ofensiva de gigantes asiáticas do setor no país, já que em 1990 as japonesas fizeram uma chegada triunfal e conquistaram o público. Nos anos 2000, foi a vez das sul-coreanas, mas agora parece ser o momento das chinesas.
Aumento da participação no mercado
A lista das chinesas inclui a Gree Electric Appliances, empresa que fabrica celulares, aspiradores de pó, refrigeradores e uma série de outros produtos. A companhia chegou ao Brasil há mais de 30 anos, mas foi a primeira a ter uma fábrica brasileira, inaugurada em 2001.
Desde então, a Gree é líder do segmento de aparelhos de ar condicionado em terras brasileiras.
Já a Midea Carrier promete investir R$ 600 milhões na abertura de uma fábrica no sul de Minas Gerais voltada para a produção de refrigeradores de duas portas. O CEO da empresa, Felipe Costa, afirma que o plano é figurar entre as três maiores fabricantes do mercado de refrigeradores em até quatro anos.
Há cerca de 12 anos no Brasil, o Grupo Midea já tem uma fábrica em Manaus (AM) e outra em Canoas (RS), onde produz aparelhos de ar condicionado e fornos de micro-ondas e sistemas de refrigeração comercial, nessa ordem.
Apesar de não produzir nacionalmente eletrodomésticos da linha branca, a Midea Carrier conquistou participação significativa de mercado no ano passado, segundo Simone de Camargo, diretora de marketing da empresa. A marca é responsável por 25% do total de lavadoras com abertura frontal e 56% dos frigobares vendidos em 2022.
“Com a nova fábrica, pretendemos aumentar a participação em refrigeradores de duas portas, que é um segmento de mercado muito importante para a consolidação da marca”, afirmou a diretora.
Recém-chegada
Um pouco atrás na corrida pelo mercado brasileiro está a Hisense, companhia chinesa que acaba de chegar ao Brasil. A venda de refrigeradores, cooktops, fornos elétricos, lavadoras e aparelhos de ar condicionado começou em março em 38 lojas físicas do estado de São Paulo.
O plano da gigante asiática é iniciar a produção local de TVs e eletrodomésticos da linha branca até o fim do ano. O valor do investimento não foi revelado, nem tampouco possíveis planos de abertura de uma nova fábrica no país.