10 itens comuns em carros do passado, mas que hoje perderam sentido

Descubra alguns dos objetos que sempre equiparam os carros no passado, mas que tornaram itens completamente fora de moda atualmente.



Existem alguns acessórios e objetos que sempre foram comuns em automóveis, mas que se tornaram itens “fora de moda”. Vários dispositivos já não são mais utilizados nos carros atualmente e até deixaram saudades em algumas pessoas.

Veja também: Top 5 carros populares por menos de R$ 20 mil em 2023; veja a lista

Confira 10 objetos excluídos dos carros atuais

Reprodução / OLX

1. Toca-fitas: com o avanço da tecnologia, os toca-fitas foram substituídos por sistemas de som mais modernos, como CDs e, posteriormente, pelos dispositivos de reprodução de música digital, como os tocadores de MP3 e os smartphones.

Crédito: Denis Torkhov

2. Cinzeiros embutidos: antes, era comum encontrar cinzeiros embutidos nos carros. Muitos motoristas fumavam enquanto dirigiam. Hoje em dia, com as restrições ao fumo e o aumento da conscientização sobre os efeitos nocivos do tabaco, os cinzeiros praticamente desapareceram dos automóveis.

Reprodução

3. Antenas retráteis: antigamente, os carros tinham antenas retráteis que eram usadas para captar sinais de rádio. Com o advento de antenas embutidas e sistemas de transmissão digital, as antenas retráteis se tornaram obsoletas.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

4. Sistemas manuais de abertura de vidros: os carros mais antigos tinham janelas de vidro com acionamento manual, que eram giradas manualmente para cima ou para baixo. Atualmente, a maioria dos veículos possui sistemas elétricos de abertura e fechamento de vidros.

Crédito: Wicki58

5. Chave de ignição tradicional: as chaves de ignição tradicionais, que eram inseridas e giradas para ligar o carro, estão sendo substituídas por sistemas de partida sem chave e ignição por botão.

Reprodução

6. Câmbio manual: embora ainda haja carros com câmbio manual, eles se tornaram menos comuns devido ao aumento da popularidade dos veículos com transmissão automática ou semiautomática.

Reprodução

7. Espelhos retrovisores manuais: os espelhos retrovisores externos ajustáveis manualmente estão sendo gradualmente substituídos por espelhos retrovisores elétricos, que podem ser ajustados com mais facilidade e precisão.

Reprodução

8. Assoalho de carpete grosso: o carpete espesso no assoalho dos carros tem sido substituído por materiais mais fáceis de limpar, como plástico resistente ou revestimentos de borracha.

Woman use a scissor jack to change a tire

9. Macaco e chave de roda: embora ainda seja importante ter um pneu sobressalente, muitos carros modernos estão vindo com sistemas de pneus sem câmara e sem a necessidade de usar um macaco e uma chave de roda para trocar o pneu.

Reprodução

10. Encostos de cabeça ajustáveis: encostos de cabeça ajustáveis eram menos comuns em carros mais antigos, mas hoje em dia são itens de segurança padrão na maioria dos veículos, projetados para proteger contra lesões no pescoço em caso de colisão.

Esses são apenas alguns exemplos de objetos que costumavam ser comuns nos carros do passado. Hoje eles foram substituídos ou eliminados à medida que a tecnologia avançou e as necessidades dos motoristas mudaram.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário