Você sabia que a água não é a única opção quando se trata de bebidas saudáveis? Um estudo realizado pela renomada Universidade de Harvard revelou que existem outras duas opções que podem saciar sua sede e cuidar do seu corpo de forma eficaz. E não, não estamos falando de bebidas energéticas ou eletrólitos normalmente consumidos após exercícios físicos.
Veja também: Vício em café salva vida DESTE homem que descobre doença silenciosa
Desde a infância, os médicos e especialistas sempre nos disseram que não há líquido mais saudável que a água. No entanto, as descobertas da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan mostraram que o café e o chá, sem adição de açúcar, também são excelentes opções.
Bebidas saudáveis além da água, segundo Harvard: café e chá
De acordo com a pesquisa de Harvard, o consumo moderado de café com cafeína não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Na verdade, tomar de 3 a 5 xícaras de café por dia está associado à redução de doenças crônicas.
No entanto, pessoas com nervosismo, ansiedade ou insônia devem evitar o consumo de café. Além disso, mulheres grávidas devem limitar sua ingestão a menos de 200 miligramas de cafeína diariamente para evitar complicações.
Embora o café tenha sido considerado um possível agente cancerígeno pela OMS em 1991, estudos mais recentes mostraram que o consumo regular de café não está associado a um maior risco de câncer.
Na verdade, foi observada uma redução do risco em certos tipos de câncer entre aqueles que consomem café regularmente. Portanto, quando apreciado com moderação, o café pode ser uma opção saudável para incluir em sua rotina diária de líquidos.
E o chá?
Segundo a Universidade de Harvard, estudos em animais sugerem que o chá, devido ao seu alto teor de polifenóis, antioxidantes encontrados em plantas, pode trazer benefícios para a saúde.
Mesmo que os estudos em humanos sejam menos conclusivos, há evidências promissoras de que o consumo diário de 2 a 3 xícaras de chá está associado a um menor risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabete tipo 2 e morte prematura.
Cuidados com o consumo de chá
Entretanto, é importante ter cuidado com a temperatura do chá, pois o consumo excessivo de chá muito quente pode aumentar o risco de câncer de esôfago e estômago. Mais pesquisas são necessárias para confirmar essas associações, mas, por enquanto, o consumo regular de chá, desde que não seja muito quente, apresenta poucos riscos à saúde.
Ou seja, mesmo que a água sempre seja a melhor opção para hidratação, agora você sabe que o café e o chá também podem contribuir para a sua ingestão diária de líquidos, trazendo benefícios à saúde quando consumidos com moderação. Portanto, experimente essas alternativas saudáveis e aproveite uma variedade de sabores enquanto cuida do seu bem-estar.