Desfrute das suas cervejas geladas! Mesmo que as bebidas alcoólicas possam desidratar, aquelas cervejas que estão à espreita na geladeira prometem refrescar o corpo por um tempo ou proporcionar uma sensação de frescor, especialmente em dias quentes.
Veja também: COM ou SEM colarinho? Este é o jeito mais correto de se tomar cerveja
O recipiente tem impacto na temperatura da cerveja
Embora não seja recomendado beber cerveja quase congelada, pois isso pode alterar suas propriedades, uma cerveja morna certamente estragará o dia de qualquer pessoa que busca alívio do calor. Além das preferências pessoais entre lata e garrafa, a escolha do recipiente tem um impacto na temperatura da cerveja.
Cerveja em lata ou vidro?
A cerveja tem sido vendida em garrafas de vidro há mais de 400 anos, e a partir da década de 1930, começou a ser enlatada. Já as latas ganharam popularidade nas décadas de 80, gerando um debate sobre se elas alteram o sabor, com alguns consumidores afirmando sentir um gosto metálico, embora isso não tenha sido comprovado.
Proteção contra fatores prejudiciais
De acordo com a Câmara Nacional da Indústria da Cerveja e da Malta (Cerveceros de México), tanto o vidro quanto o alumínio cumprem o objetivo de proteger a cerveja contra elementos prejudiciais, como luz e oxigênio.
Os cervejeiros acrescentam que, na realidade, desde que a cerveja seja mantida em condições ideais, não importa tanto o recipiente escolhido. Na verdade, a preferência é pela lata.
Cerveja em garrafa de vidro: resfriamento mais lento
Uma cerveja em garrafa de vidro leva mais tempo para esfriar do que uma em lata, mas se mantém fresca por mais tempo.
Uma desvantagem dessa versão em vidro é que a luz pode penetrar mais facilmente no líquido, mesmo em garrafas âmbar, o que pode alterar o aroma e resultar em um sabor com toques sulfurosos, se não for armazenada corretamente.
Cerveja em lata: resfriamento mais rápido
Essa é a opção para os impacientes: a cerveja em lata resfria mais rapidamente, mas também aquece mais rapidamente. Além disso, o alumínio supera o vidro, pois forma um selo perfeito contra a exposição ao ar.
Portanto, de acordo com a Maltosaa, as latas são a melhor opção para manter a cerveja mais fresca na hora de beber.
As latas apresentam outras vantagens:
Evitam o contato da bebida com a luz, garantindo que ela não fique “azedada”, conforme afirmam os Cerveceros de México. A Brew&Hub afirma que uma lata é quase como um barril em formato individual.
Embora algumas pessoas acreditem que a cerveja em lata tenha um sabor metálico, a realidade é que as latas são revestidas com polímeros que evitam o contato direto da cerveja com o metal. No entanto, uma amassadura pode afetar o sabor.
Lata ou vidro: qual mantém a cerveja mais gelada?
Em 2008, cientistas da Universidade de Loyola, em Maryland, estudaram o comportamento térmico das garrafas de cerveja de alumínio e vidro disponíveis no mercado:
Em temperatura ambiente: ambas as versões têm um comportamento praticamente idêntico para manter o conteúdo frio, com um aumento de temperatura de 15°C ao longo de 2,7 horas.
Em água com gelo: uma simulação por computador sugere que, ao serem mergulhadas em água com gelo, as latas de alumínio resfriam mais rapidamente do que o vidro, devido à menor resistência.
Ao segurar o recipiente: ao segurar a garrafa, a versão de vidro permite que o líquido esquente mais lentamente do que a lata de alumínio.