É para o seu bem! 3 cuidados para ter com o Google Fotos e evitar invasões

Entenda alguns cuidados que você deve tomar voltados para sua segurança, privacidade e garantia de acesso no Google Fotos.



O Google Fotos é um serviço de compartilhamento e armazenamento de fotos que pode ser acessado por qualquer dispositivo com conexão à internet. Ele foi feito pela big tech que carrega o nome da aplicação.

Veja também: Excluídos do Google Maps! 10 lugares misteriosos que não podem ser vistos

Entretanto, por conter mídias das mais variadas questões, os usuários precisam estar atentos em saber sobre o quão exposto ou acessível algumas informações presentes na nuvem podem ser.

Cuidados que você deve para manter a segurança no Google Fotos

1. Proteger sua mídia sensíveis

O Google Fotos contém diversas imagens da nossa galeria que podemos guardar em diversas pastas, separando pelo tema do conteúdo. Nesse sentido, diversas mídias, quando visualizadas por pessoas que não sejam o portador das informações, talvez se encaixem como uma afronta à privacidade.

Para evitar situações do tipo, é possível salvar fotos e vídeos particulares em uma pasta protegida pelo bloqueio de tela do seu aparelho diretamente no aplicativo. Os itens configurados na chamada “Pasta Segura” não são exibidos na grade do aplicativo, nas recordações, nas pesquisas e nem nos seus álbuns. Analogamente, ele também não fica disponível para os aplicativos com acessos aos seus itens, como a mídia.

Entretanto, o recurso só pode ser configurável no Android 6 e mais recentes. Como já comentado, aqueles que tiveram acesso ao bloqueio de tela do seu aparelho podem desbloquear a Pasta Trancada – fique atento neste detalhe.

Os itens presentes na sua Pasta Trancada para outros dispositivos em transferência de dados por cabo ou na nuvem. Caso você desinstale o aplicativo, ou limpe os seus dados, perderá todos os itens na pasta trançada. Para contornar a questão, a mídia guardada precisa ser movida da pasta trancada antes de qualquer alteração.

Para configurar a sua pasta trancada:

  • Acesse o aplicativo
  • Acesse Biblioteca → Gerenciamento → Pasta Trancada
  • Toque em configurar a pasta trancada e adicione itens.

Acrescentando, você também pode utilizar serviços de terceiros para configurar uma senha para a entrada no Google Fotos. Mesmo assim, talvez pessoas com acesso a sua conta Google pelo computador, por exemplo, podem aceder, caso ela esteja logada.

2. Google Fotos como um aliviador do armazenamento do seu celular

As mídias sincronizadas e armazenadas diretamente na nuvem não ocupam nenhum espaço no seu aparelho, por mais que você faça os passos por ele. Em outras palavras, você pode transportar diversas mídias e ainda ter acesso para acessar diretamente no seu Google Fotos. Caso necessário, você pode fazer o download novamente.

Fazendo novamente uma ressalva, talvez seja de interesse pegar aquelas informações ou mídias sensíveis do seu celular e levar para as pastas seguras, para evitar que elas sejam achadas diretamente na galeria do seu aparelho, ou em outra rede que também tem acesso à mídia do seu celular.

Lembre-se também de evitar deixar fotos de documentos seus, assim como informações como cartão de crédito, tanto no armazenamento do seu celular como em serviços de nuvem, por mais que instituições financeiras tenham diversos recursos contra golpes.

3. Backup adicional

Em suma, o backup é o processo de criar uma cópia de segurança extra para garantir que pode acessar sua mídia digital. É primordial para eventos de perda, falha dos sistemas, erro humano ou outra situação em que as informações podem ser comprometidas, com a intenção do titular ou não.

Nesse sentido, você pode ter suas fotos e mídias guardadas até mesmo fisicamente, por meio de um pendrive ou cartão de memória. Ao mesmo tempo, é possível guardar suas informações em outros serviços de nuvem que não estão vinculados com a conta do Google, como o OneDrive.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário