Casaco na mão: inverno chega NESTA quarta (21/06) e traz frio pelo Brasil

Com a chegada do inverno, o tempo seco começa a predominar o país. No entanto, ainda há chuvas em diversos locais. Veja a previsão!



Com o início do inverno nesta semana, mais precisamente na quarta-feira (21), uma grande massa de ar seco tem influenciado as condições climáticas no Brasil. Com a baixa umidade do ar, a formação de nuvens fica prejudicada, afastando a possibilidade de chuvas em grande parte do país.

Veja também: Mas já? 60% dos incentivos para compra de carros 0 km já foram usados

Em contrapartida, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria vindas pelo mar provoca a formação de nuvens no Rio Grande do Sul, criando chances para chuvas moderadas e fortes. Além do Sul, nuvens de chuvas também se formam entre a costa norte e pelo leste do Nordeste. Devido ao ar quente e úmido, as precipitações ocorrem também no Norte do Brasil.

Previsão do tempo nesta terça-feira (20)

O sol marca presença no Paraná e em Santa Catarina, porém com a possibilidade de nevoeiro durante o amanhecer em alguns pontos do leste paranaense e no Vale do Itajaí. A passagem de áreas de instabilidade causa chuvas durante a manhã no centro, leste e sul do Rio Grande do Sul, porém com previsão de breves períodos de sol durante a tarde.

No Sudeste, o ar seco e frio de origem polar faz com que as temperaturas fiquem mais baixas, exigindo um casaco dos moradores da região. O dia amanhece frio em todos os estados, porém com céu aberto. Assim, a presença do sol faz com que as temperaturas aumentem gradativamente durante o dia, chegando a um clima agradável pela tarde. Não há previsões para chuvas na região.

Por outro lado, o Nordeste contará com duas situações. Enquanto parte da região conta com tempo seco e sol forte, a outra metade deve esperar pancadas de chuvas ao longo do dia. Há risco de raios no litoral do Maranhão, enquanto as chuvas moderadas podem ocorrer no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba, em Sergipe, no litoral norte da Bahia e no Recôncavo Baiano.

Tempo seco predomina no Centro-Oeste e Norte

Já no Centro-Oeste, o ar seco continua predominando os estados centrais do país. A região conta com muito sol e poucas nuvens durante o dia, o que faz com que a amplitude térmica seja grande. Desse modo, o dia começa com um clima ameno, atingindo temperaturas mais quentes durante a tarde e voltando a esfriar pela noite.

Por fim, o sol e o tempo seco continuam predominando a região Norte, principalmente sobre o Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Tocantins, centro-sul e leste do Pará. Em contrapartida, as demais áreas da região devem aguardar por chuvas com raios, porém com períodos de sol. Atenção para os moradores de Roraima, onde são esperados os maiores volumes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário