O inverno, estação mais fria do ano, chega ao Brasil nesta quarta-feira (21), se iniciando oficialmente Às 11h58. Contudo, esse será um inverno um pouco diferente, com temperaturas mais quentes e mais chuvas que o normal dos últimos anos. Além disso, a quarta-feira será também o dia mais curto do ano, no qual o sol demora para nascer e se põe mais rápido.
Leia mais: Picanha Autêntica: aprenda a identificar e evitar o coxão duro
Dessa forma, a nova estação trazendo chuva e frio ao Rio Grande do Sul, devido a um sistema de baixa pressão que atingindo o Oeste do estado. Devido a ele, os temporais e chuvas menos fortes chegam até parte de Santa Catarina. Em contrapartida, o restante da região permanece com o tempo seco.
A mesma situação é encontrada no Sudeste, com São Paulo registrando temperaturas mais frias e mínimas na casa dos 11ºC. No Rio de Janeiro, as temperaturas atingem os 17ºC, enquanto em Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo fica por volta de 26ºC.
Previsão do tempo para as demais regiões
No Centro-Oeste, o frio começa a deixar a região, dando espaço para o aumento das temperaturas. Assim, o segundo estado mais frio do Centro-Sul na última semana, Mato Grosso do Sul, irá registrar temperaturas entre 15ºC e 28ºC. Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso também irão marcar temperaturas mais quentes no termômetro, contando com um tempo seco.
Já na parte Norte do Brasil, a previsão também indica tempo quente e seco. Contudo, chuvas fracas e moderadas podem cair em parte de Rondônia, Amazonas e no Acre. Atenção para a região Nordeste, com previsão de temporais nos estados do litoral. Assim, as capitais Maceió, São Luís e Aracaju devem manter o alerta para riscos de enchentes e deslizamentos.