Polêmica: Facebook e Instagram vão bloquear o acesso a notícias no Canadá

Por conta de nova lei, Meta decidiu parar de permitir o compartilhamento de notícias em suas plataformas. Google deve fazer o mesmo. 



A Meta anunciou na sexta-feira (23) que o Facebook e Instagram irão bloquear o acesso a notícias no Canadá. A ação chega após a aprovação de uma nova lei que exige que as gigantes da tecnologia remunerem os veículos de comunicação pelo conteúdo jornalístico compartilhado em suas plataformas.

Leia também: Quer o selo azul de verificação do Instagram? Veja quanto é preciso desembolsar

A Meta, no entanto, não divulgou o cronograma exato para essa mudança, mas informou que removerá as notícias locais de suas plataformas antes da entrada em vigor da lei, daqui a seis meses.

“Compartilhamos repetidamente que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, que foi aprovado hoje no Parlamento, o conteúdo de veículos de notícias, incluindo editores de notícias e emissoras, não estará mais disponível para as pessoas que acessam nossas plataformas no Canadá”, confirmou Lisa Laventure, chefe de comunicações da Meta no Canadá.

Google também deve bloquear compartilhamento de notícias no Canadá

A Alphabet, empresa controladora do Google, também terá que negociar com as empresas de mídia. O Google, que já havia testado o bloqueio de acesso a notícias para alguns usuários canadenses antes da aprovação da lei, afirmou estar buscando diálogo com o governo em busca de uma possível solução.

Um representante da empresa afirmou que considera a nova lei “impraticável” e expressou o desejo de trabalhar urgentemente com o governo para chegar a um acordo. A empresa destacou a necessidade de encontrar uma solução viável para cumprir as exigências da legislação sem comprometer a experiência dos usuários.

A criação da lei foi motivada pela crescente presença das gigantes da tecnologia no mercado, enquanto mais de 450 sites de notícias foram fechados no Canadá desde 2008.

O governo federal rejeitou sugestões de alteração da lei até o momento. Durante as discussões parlamentares, foi ressaltado que as empresas de mídia social podem desempenhar um papel importante no apoio à produção de notícias confiáveis e informações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário