Atenção, motorista: recorrer da multa é possível apenas NESTES casos

Muitos motoristas não sabem, mas recorrer da multa é possível e pode ter um resultado positivo em muitos casos. Veja quais!



Ao receber uma notificação de infração de trânsito, os motoristas podem dar entrada em um processo para recorrer da multa. Isso é possível em alguns casos. Sabe quais são eles? Confira as regras e entenda o que fazer para fazer valer o seu direito quando ele estiver sendo violado.

Leia mais: Dê adeus à multa de trânsito de R$ 130 se este projeto for aprovado

Os correto, claro, é que todos respeitem as regras de trânsito para ampliar a segurança e evitar acidentes, mas como as infrações acontecem por diversas razões, algumas delas de menor gravidade, o sistema legal garante aos motoristas o direito à ampla defesa.

Recorrer da multa é possível em alguns casos

A possibilidade de recorrer da multa considera, por exemplo, a chance de erro na autuação. Pode ser que, de fato, a infração tenha sido atribuída indevidamente ao condutor. Por exemplo: a placa do veículo pode ter sido registrada incorretamente, o agente de trânsito pode ter cometido um equívoco ao verificar a infração, coisas desse tipo.

Em alguns casos, foram comprovadas também falhas no processo de notificação, como a ausência de informações essenciais, permitindo que o condutor recorra e use isso como argumento.

Muitos motoristas usam esse direito também quando falta prova adequada da infração, quando as evidências apresentadas são insuficientes, inconsistentes ou não comprovam a culpa.

Mas é importante que todas as pessoas saibam exatamente qual é o seu papel no trânsito, assim como as regras para garantir a segurança e evitar acidentes. Se você recebeu uma multa e acredita que foi indevida, sem um erro evidente da sua parte, dá para recorrer. Algumas situações possíveis são:

  • A infração não foi cometida;
  • Foi cometida uma infração, mas não a descrita na autuação;
  • O condutor não estava infringindo nenhuma lei;
  • O veículo do condutor foi erroneamente confundido com outro veículo infrator.

Para recorrer da multa, você precisa entrar com o pedido em um prazo máximo de contestação, que é de 30 dias após a notificação. É preciso procurar o Detran da sua cidade para entrar com o pedido. Apenas se lembre: recorrer de uma multa não garante automaticamente a sua anulação, então mantenha as expectativas baixas.

Essa é apenas uma oportunidade de apresentar argumentos e evidências que podem contestar a infração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário