Achados e perdidos do Titanic: buscas encontram frasco de perfume; saiba qual é o cheiro

Descubra a surpreendente história sobre os perfumes curiosos encontrados dentro do Titanic em uma expedição de 2001 aos destroços.



O Titanic partiu em sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, com destino a Nova York, nos EUA. A bordo, havia mais de 2.200 pessoas, incluindo passageiros e tripulação. Entre os eles, estavam alguns dos nomes mais ricos e famosos da época.

Veja também: Sucesso: 4 perfumes da Hinode que são os mais vendidos da marca

Em 14 de abril de 1912, quatro dias após a partida, o Titanic colidiu com um iceberg no Atlântico Norte. O impacto causou danos graves ao casco do navio, comprometendo sua capacidade de flutuação. Ele então começou a afundar lentamente nas águas geladas.

A tragédia se desenrolou rapidamente. Houve esforços dos tripulantes para evacuar os passageiros em botes salva-vidas. Porém, a falta de embarcações suficientes e a falta de treinamento adequado em procedimentos de emergência resultaram em um número significativo de vítimas. O Titanic tinha apenas botes para cerca de um terço das pessoas a bordo.

Na madrugada de 15 de abril de 1912, o Titanic afundou completamente. Dos mais de 2.200 ocupantes, estima-se que cerca de 1.500 pessoas tenham perdido a vida no desastre. A notícia da tragédia chocou o mundo e gerou uma onda de luto e indignação.

Achados curiosos do Titanic

Desde lá, algumas expedições bem-sucedidas já foram feitas até os destroços do navio. Muitos artefatos foram recuperados. Inclusive, em 2001, em uma reportagem da ABC News, um dos expedicionários encontrou uma curiosa bolsa de couro. O que estava dentro dela foi realmente surpreendente.

“Não sabíamos o que encontramos até atingirmos a superfície”, “Mas sabíamos que isso era especial imediatamente quando pegamos a bolsa da cesta de coleta e levamos para o laboratório”, disse Dik Barton, especialista da expedição, na época.

O que estava na bolsa

Dentro da bolsa estavam amostras de perfumes, as quais pertenciam a Adolphe Saalfeld, um judeu que vivia na Alemanha. Ele tinha o sonho de começar um novo negócio nesse ramo dentro dos Estados Unidos.
A expedição também encontrou 62 perfumes com o nome de Saalfeld. A fragrância era floral e lembrava rosas e lavanda.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário