Todo mundo tranca as portas da casa antes de dormir, certo? Esta é uma medida de segurança. Porém, a dúvida surge a respeito da porta do quarto. O que você costuma fazer com ela: deixar aberta ou fechada? Veja as vantagens de cada posição sob o olhar de especialistas.
Veja também: Você costuma beber água antes de dormir? Veja se isso é bom ou ruim
Benefícios da porta fechada
De acordo com alguns especialistas, em caso de incêndios, manter a porta fechada pode ser uma boa ideia. Isso ajuda a não espalhar o fogo e a controlar os danos da fumaça. Especialistas ouvidos pelo site VivaBem dizem que é possível reduzir a temperatura de 538 °C para apenas 38 °C em alguns casos.
Além disso, a porta fechada também é uma barreira a mais para eventuais invasores da sua casa. Ao deixar a porta fechada, você inibe a ação de algumas pessoas com más intenções. A baixa luminosidade também é um ponto importante que pode contribuir para um descanso aprofundado.
Benefícios de deixar a porta aberta
Agora, se você gosta de deixar a porta aberta, também existem alguns benefícios a serem notados. Pessoas que sofrem com alergias, asma, bronquite e doenças respiratórias podem se beneficiar com isso.
A porta do quarto aberta possibilita uma melhor ventilação do cômodo e a menos circulação de poeira, por exemplo. Inclusive, ventilador ou ar-condicionado ligado dentro do quarto também são péssimas escolhas para a sua saúde.
De olho na saúde mental
No final das contas, o que realmente importa é manter a porta como a pessoa se sente mais confortável. Existem indivíduos que têm medo do escuro, de ladrões e assaltantes, por exemplo. Outros gostam de um pouco mais de claridade.
Inclusive, algumas famílias precisam deixar a porta aberta para ouvir o que acontece com os demais moradores e animais de estimação, por exemplo.
Tudo depende da maneira como você se sente mais confortável em dormir. Ou seja, não é possível estabelecer uma regra para a porta do quarto.