A frente fria que se espalhou pelo Sul e chegou ao Sudeste ao longo desta quinta-feira (29) trouxe chuvas para o estado de São Paulo, principalmente para as cidades litorâneas. Na região metropolitana da capital paulista, o que chamou a atenção dos moradores foi a queda nas temperaturas. Assim, o frio será sentido ainda mais nesta sexta-feira (30).
Leia mais: Dinheiro na conta: Receita libera hoje o 2º lote de restituições do IR 2023.
De acordo com a previsão do tempo, o dia será gelado na cidade de São Paulo, com a máxima chegando somente a 20ºC. Além disso, a mínima será invertida, o que significa que a noite será mais fria do que o início da manhã, com o dia terminando em 14ºC. As temperaturas serão ainda mais baixas no Sul.
Em Porto Alegre, os termômetros irão somente até os 19ºC, com o mesmo acontecendo em Curitiba. Assim, em ambas as cidades, a temperatura mínima ficará entre 8ºC e 9ºC. Já em Florianópolis, a máxima será de 20ºC durante o dia e frio intenso a noite. A umidade do ar melhora, mesmo com o vendo gelado de origem polar que atinge ambas as regiões, tanto a Sul quando a Sudeste.
Frente fria chega ao Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a frente fria chega para aumentar amplitude térmica dos estados. Em Brasília, mesmo com a mínima atingindo os 11ºC, a máxima será de 26ºC. No entanto, nas capitais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas serão ainda maiores, com 34ºC e 28ºC respectivamente.
Além disso, uma massa de ar seco mantém o clima quente no Centro-Oeste, além de deixar a umidade do ar extremamente baixa na região. Nesta sexta (30), a massa de ar seco atinge também parte do Nordeste, principalmente o interior, deixando as temperaturas acima dos 30ºC. Contudo, as chuvas permanecem intensas no litoral nordestino, chamando atenção para enchentes e deslizamentos em Pernambuco, Alagoas e Paraíba. O mesmo vale para a região Norte.
Por fim, o fim se semana deverá ser de muita chuva no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com as temperaturas diminuindo consideravelmente nos três estados. Contudo, a frente fria ainda não terá forças para ultrapassar o bloqueio feito pela massa de ar seco que atinge o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.