scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro na conta: Receita libera hoje o 2º lote de restituições do IR 2023

Ao todo, R$ 7,5 bilhões serão pagos para mais de 5,1 milhões de contribuintes. Veja como descobrir se você tem direito ao pagamento!



O segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2023 começa a ser repassado nesta sexta-feira (30). De acordo com a Receita Federal, cerca de R$ 7,5 bilhões serão pagos para mais de 5,1 milhões de contribuintes. A nova rodada de pagamentos inclui também as restituições residuais de exercícios anteriores.

Leia mais: Imposto de Renda fica mais barato para quem recebe aluguel; veja a economia.

Além disso, a Receita afirmou que todo o valor será destinado para os contribuintes que possuem prioridade na ordem de recebimento, sendo eles: idosos acima de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes com maior fonte de renda vinda do magistério, contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e restituição via Pix.

Dessa forma, os pagamentos das restituições do IR 2023 serão realizados em cinco parcelas, de acordo com as informações divulgadas pela própria Receita Federal. Além do repasse de hoje, o Fisco ainda irá pagar a restituição nos dias 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro. O prazo de entrega das declarações se encerrou em 31 de maio.

Como descobrir se tenho direito a restituição?

Para conferir se sua restituição já está disponível, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição” para saber se tem direito e quando ela será depositada.

Ademais, a Receita disponibiliza também seu aplicativo, por onde a consulta poderá ser realizada diretamente nas bases da Receita Federal. Por meio dele, também é possível acessar informações sobre liberação das restituições o IRPF e a situação cadastral de uma inscrição pelo CPF.

Tenho direito e não recebi. O que faço?

No entanto, se você realizou a consulta sobre a situação de sua restituição e não recebeu os valores, a Receita indica que os principais motivos para essa situação são:

  • Malha fiscal;
  • Malha débito (possui dívidas e a restituição será utilizada para quita-las);
  • Informações bancárias erradas;
  • Ainda não chegou seu momento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário