A esperança é como uma fada colorida nos relacionamentos, nos enchendo de expectativas e promessas de um futuro brilhante. Mas cuidado, às vezes ela pode nos enganar e nos deixar presos em uma ilusão.
Leia mais: Alô? Alguém aí? A dor e o mistério do ghosting nos relacionamentos
2 sinais claros de que você pode estar vivendo em um conto de fadas falso
Se apegar ao potencial de mudança e achar que o tempo vai resolver tudo
Você costuma acreditar que seu parceiro vai se transformar em uma pessoa melhor? Vê o potencial escondido nele e, mesmo com os problemas atuais, continua esperando que o tempo e a paciência façam milagres? É importante acordar desse sonho cor-de-rosa!
Apostar todas as fichas na mudança de alguém pode levar a uma grande decepção e até se sentir traído quando suas expectativas não se concretizam. Estudos mostram que essa esperança de mudança, por menor que seja, pode gerar ressentimento com o passar do tempo. As pessoas tendem a culpar o parceiro por não mudar o suficiente, em vez de perceber que isso requer muito esforço.
Ao invés de esperar por uma transformação mágica, é melhor ver seu parceiro como ele é de verdade. Apaixonar-se pelo “potencial” pode ser como amar um personagem que nunca existirá. É mais saudável avaliar se vocês são compatíveis e não achar que sua missão é “consertá-lo”. Afinal, não é justo presumir que alguém precisa da sua ajuda para ser melhor.
Racionalizar sua versão de “felizes para sempre”
Vamos combinar, todo mundo adora criar desculpas para tapar os olhos para a realidade. Você pode se pegar justificando comportamentos que, no fundo, são sinais claros de alerta. Qualquer incompatibilidade com a visão idealizada do relacionamento é varrida para debaixo do tapete.
Por exemplo, você pode ter criado um príncipe ou princesa perfeitos na sua cabeça, focando apenas na aparência ou status social. Só que, na realidade, eles podem não ser tão maravilhosos assim, apresentando sérios defeitos de caráter.
Estudos mostram que essas racionalizações nos ajudam a manter uma ilusão de consistência nas nossas crenças, comportamentos e sentimentos. Elas funcionam como uma armadura contra a vergonha, culpa ou ansiedade que sentiríamos ao encarar a verdade. Para nos protegermos, acabamos nos convencendo de que estamos exigindo demais e exagerando, ignorando nossos próprios instintos e necessidades.
Portanto, prefira sempre estar em sintonia com a realidade, pois fica mais fácil agir. Reconheça seu próprio valor e perceba que se contentar com menos do que você merece não é o caminho para a felicidade.